Conexão de sucesso: Sweden Brazil Startup Matchday 2021

O Sweden Brazil Startup Matchday é uma iniciativa conjunta do CISB e do Ignite Sweden, na qual startups suecas são apresentadas a grandes companhias localizadas no Brasil, para oferecer soluções inovadoras aos mais diversos desafios da indústria. Em maio de 2021, a segunda edição do evento online contou com a participação de 55 startups suecas, 1 multinacional e 9 empresas brasileiras, sendo elas Ambev, ArcelorMittal, BRF, LelloLab, Natura, Oxiteno, Prevent Senior, Sabesp, Suzano e WEG.

O papel do CISB no processo foi o de convidar as grandes empresas e facilitar a conexão com os suecos envolvidos, criando pontes para o surgimento de novas parcerias e colaborações. Para a especialista de Inovação Aberta e Novos Negócios da BRF, Giovanna Rovella, esses objetivos foram alcançados. “O CISB foi fundamental no processo de aproximação entre nós e os empreendedores, cuidando tanto da preparação da BRF na priorização das soluções que seriam buscadas na Suécia, como na preparação das startups para apresentarem suas tecnologias com muita clareza e qualidade”, comentou.

A opinião é compartilhada por Silvio Renato Siqueira, Engenheiro Especialista da Sabesp, que apontou a continuidade pós evento como algo de grande importância. “A atuação do CISB foi determinante para o sucesso do evento, abrindo o caminho, estimulando os contatos e proporcionando o apoio e os elementos necessários para uma interação leve e produtiva entre os diversos atores que compuseram o evento desde o início, bem como catalisando o prosseguimento das interações posteriores ao Matchday para atingir os objetivos comuns”, disse.

Para as startups, o convite de um evento como este é de grande importância, devido à complexidade de sua organização e ao desafio de romper barreiras territoriais e mercadológicas. “Esse processo de matchmaking nos ajudou a encontrar uma parte interessada e fez com que fosse muito mais fácil iniciar uma conversa na qual os dois lados estão em busca de uma parceria significativa” empolgou-se Arby Leonian, COO e cofundador da Thermaiscan, uma das startups suecas participantes.

 

Interesses alinhados

Diante do objetivo de facilitar a conexão startup-corporação e o surgimento de novos projetos e negócios, era preciso que as necessidades e ofertas estivessem alinhadas. Para isso, o CISB e o Ignite Sweden realizaram reuniões de needs assessment com as corporações, a fim de identificar os desafios a serem supridos pelas soluções inovadoras das startups. “O needs assessment foi feito de maneira muito inteligente e diligente, o que facilitou demais o processo”, explicou Fabrício Machado, Diretor de Radiologia na Prevent Senior. Isso significa que, não apenas nesse caso, mas para todos os participantes, as tecnologias apresentadas já apresentam um grau de maturidade que possibilita uma rápida implementação, caso os negócios avancem.

“De fato conseguimos encontrar diferentes tecnologias promissoras, que podem ser aplicadas para resolver desafios de inúmeros pontos da cadeia de valor da BRF”, disse Giovanna Rovella. As reuniões também foram proveitosas do ponto de vista da Sabesp. “Esse estreitamento pode ser muito fértil para ambos, gerando oportunidades para aprimorar o conhecimento sobre a realidade brasileira, otimizando a prospecção de soluções inovadoras adequadas dentre as tecnologias disponíveis”, comentou Silvio Siqueira.

 

Da Suécia ao Brasil

As conexões feitas no Matchday viabilizam o posicionamento das startups como fornecedoras internacionais para as empresas participantes, e possibilitam sua expansão para o mercado brasileiro. “Pode acontecer [o soft landing no Brasil], dependendo de como o mercado se desenvolver depois desse primeiro contato”, falou Ludvig Emgård, fundador da Spotscale.

Já Arby Leonian, da Thermaiscan tem planos mais ambiciosos. “Queremos estar ativos no Brasil o quanto antes e, a partir daí, continuar para outros países das Américas do Sul e Central. Isto é algo que queremos. Nossa paixão por salvar vidas é algo para todas as mulheres do mundo”. A empresa tem a missão de resolver o problema da detecção tardia do câncer de mama, por meio do uso de inteligência artificial na análise de imagens de câmeras térmicas.

E ao se depararem com os resultados positivos do evento, os organizadores comemoram o êxito. “Nosso objetivo sempre foi criar valor de longo prazo para startups e empresas com nossos parceiros internacionais. Definitivamente alcançamos esse marco com este evento. Tivemos muitas reuniões frutíferas e estamos realmente ansiosos para ouvir sobre futuros projetos de colaboração”, almeja Sasan Shaba, Diretor de Cooperação Internacional do Ignite Sweden.

“Quando recebemos os relatos positivos tanto das startups quanto das empresas, tivemos certeza de que estamos no caminho certo, oferecendo de forma estruturada um processo de aproximação por meio de uma parceria com o Ignite Sweden. Isso possibilita uma forte conexão entre startups e empresas dos dois países, e que também enriquece o ecossistema já existente”, finalizou Alessandra Holmo, Diretora Executiva do CISB.