Sobre o CISB 10th Annual Meeting

Desde sua fundação em 2011, o CISB realiza o Annual Meeting, uma série de eventos sobre variados temas relacionados à pesquisa, inovação e a colaboração entre Brasil e Suécia. O objetivo é promover novas conexões, fortalecer as existentes entre os participantes da tripla hélice (governo, academia e indústria) e promover a cooperação dos dois países.

Neste ano, os desafios foram diferentes e a décima edição foi realizada inteiramente online. De acordo com Alessandra Holmo, diretora executiva do CISB, foi uma experiência bastante agregadora para toda a organização e parceiros. “Estamos muito felizes com a realização de mais um Annual Meeting de sucesso, atraímos novos atores, nossos webinars proporcionaram o compartilhamento de experiências, aprendizados nos casos de sucesso e grande interação entre os participantes, conceitos fundamentais para nós.”

Além de seus próprios webinars, o CISB também foi apoiador oficial da Semana de Inovação Aeroespacial Brasil-Suécia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTI). Dentre os eventos apoiados pelo CISB estavam o 9º Workshop em Aeronáutica Brasil-Suécia, 2° Seminário em Espaço Brasil-Suécia, 5thWIEFP 2020 e 1º Workshop online SC2C.Aero.

O Centro também foi apoiador das Semanas de Inovação Suécia-Brasil 2020, organizado pelo Team Sweden Brazil. “Mais uma vez nossa parceria de anos funcionou muito bem. Trabalhamos bastante na divulgação e os resultados foram ótimos, muitas histórias de sucesso e colaborações excelentes foram compartilhadas no decorrer dessas duas semanas.” comenta Alessandra.

O modelo online trouxe muitos desafios, aprender novas maneiras de fazer o habitual é sempre desafiador. Ferramentas novas, problemas técnicos, fuso- horário, são algumas das complicações enfrentadas no mundo digital. Ainda assim, para Alessandra, foi um dos maiores aprendizados. “O alcance que tivemos seria inviável no presencial, principalmente porque geralmente 80% dos participantes são residentes do país em que o evento é oferecido, e no online é possível dividir a audiência de forma igualitária, algo que nós do CISB valorizamos muito. Além disso, incorporamos novos métodos que funcionaram muito bem, como o auxílio de moderadores externos, chat do evento aberto para comentários e perguntas, e as transmissões ao vivo em nosso canal do YouTube.”

Alguns dos objetivos dos webinars oferecidos durante o 10th Annual Meeting foram conectar atores, catalisar iniciativas e ampliar a rede. “Não é fácil explicar o que uma plataforma de inovação faz, mas quando colocamos exemplos concretos, outras pessoas contando suas experiências e os benefícios de estarem inseridos dentro desta plataforma, isso gera muito valor.” diz a diretora executiva do CISB.

A 11ª edição do Annual Meeting está prevista para novembro de 2021 e as expectativas são altas. “Com todos os aprendizados que esse ano nos proporcionou, sabemos que ano que vem será diferente e estamos bastante animados para isso. A ideia inicial é de um evento híbrido -caso esteja tudo normalizado- para que assim seja possível adaptar tudo que aprendemos com o online com o que já sabíamos do presencial. Até lá, estamos super abertos para abrir diálogo com qualquer empresa, universidade ou instituto que queira conhecer mais sobre nosso trabalho bem como usufruir os benefícios de serem associados.” concluiu Alessandra.

Acesse o canal no YouTube do CISB e assista os eventos do 10th Annual Meeting: https://www.youtube.com/playlist?list=PL7RLPm5oBmBgOrXLo-ciLrNWIXRIUb1FC