Primeira atividade conjunta SARC-BARINet

No dia 12 de novembro, o workshop SARC-BARINet foi realizado como parte da programação da primeira semana do CISB 10th Annual Meeting. Além do Centro, o evento foi apoiado MCTI, pela agência de inovação da Suécia, Vinnova, por universidades brasileiras e suecas, entre outros parceiros.

O Swedish Aerospace Research Centre (SARC) foi criado para encorajar a coordenação nacional e o alinhamento da pesquisa acadêmica em aeronáutica, em resposta à globalização e, consequente, o aumento da competição internacional e da colaboração. Já o Brazilian Aerospace Research and Innovation Network (BARINet), é uma rede de pesquisa e inovação formada para atender os desafios tecnológicos da indústria aeroespacial no Brasil.

Fernando Catalano, Doutor em engenharia aeronáutica e Professor na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, participou da organização do workshop e relatou que a ideia partiu do princípio de que tanto o Brasil quanto a Suécia possuem excelentes pesquisadores na área de ciência aeroespacial. “Tínhamos como primeira atividade organizar junto com o SARC um workshop que pudesse reunir os pesquisadores dos dois países para apresentar e discutir suas pesquisas. As expectativas eram as melhores, mas os resultados foram muito além do que imaginávamos com ótimas apresentações, discussões de alto nível nas mesas redondas e a formação de uma network importante, um dos objetivos principais do BARINet.”.

O evento de fato foi um sucesso e teve uma das maiores audiências das semanas, com cerca 140 inscritos. “Estávamos preocupados com o número de apresentações e o pouco tempo que os palestrantes tinham para apresentar trabalhos complexos. Todas as apresentações foram muito boas e geraram discussões importantes sobre temas relevantes e esse foi o ponto alto do nosso evento.” contou o professor.

“Aprendemos muito nesse evento. O principal foi que é possível organizar um evento como esse workshop através de um trabalho de equipe formada entre os dois países onde todos mostraram profissionalismo, compreensão e engajamento. Numa época de distanciamento social e quase tudo online, aprendemos que esse modelo de evento pode ser uma alternativa perene daqui para frente” concluiu Catalano.