Uma longa e bem-sucedida colaboração

Um dos principais desafios do CISB tem sido atuar como um hub quando se trata de colaboração & inovação e também realizar vários cursos junto com Academia sueca, Autoridades e Indústria, onde a inovação tem sido o ponto focal. O CISB acredita que, para gerar inovação capaz de promover o crescimento sustentável, é necessário reunir forças, exercer a cooperação, compartilhar experiências e investir na internacionalização de projetos que possam resolver os principais desafios da sociedade.

Desde a sua inauguração, o CISB está envolvido na criação de projetos de pesquisa, realizando eventos ligando atores da Suécia e do Brasil em um fórum único, promovendo a integração entre Academia, Agências Governamentais e Indústria do Brasil e da Suécia. Ao longo dos seis anos em que o CISB tem atuado, foi estabelecida uma forte rede de pesquisa relacionada à tecnologia e gerado projetos ligados principalmente à área aeronáutica, apoiando a contínua colaboração bilateral sueco-brasileira que se estende muito além do acordo Gripen.

Um dos maiores sucessos em que o CISB está envolvido é o apoio no processo de transformação que o Exército brasileiro está fazendo no momento. O Exército implementou o SisDIA Inovação (Sistema de Defesa, Indústria e Academia de Inovação) que é baseado no modelo da Hélice Tripla. Os principais objetivos do SisDIA são contribuir para o desenvolvimento e produção de sistemas, produtos, tecnologias e serviços de defesa. Para aprender como trabalhar melhor com a Hélice Tripla, o Exército escolheu o CISB como um parceiro de cursos e treinamentos. Juntamente com a Linköping University e Saab AB, foi criado um curso sob demanda - Curso Executivo de Gestão da Inovação, e após três edições, o Exército agora reconhece o CISB pelo excelente trabalho realizado ao premiar uma medalha a sua Diretora Presidente.

news exercitoGeneral Ramos, Vice chefe do Estado Maior do Exército e Alessandra Holmo após o recebimento da medalha

Coronel Tales Villela, Assessor de Assuntos Estratégicos do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e um dos participantes do Curso mencionado acima, diz: ”A indicação da Sra. Alessandra Holmo, Diretora Presidente do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB) à  Medalha do Exército Brasileiro é um justo reconhecimento aos relevantes serviços realizados em prol do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro (SCTIEx)”.

Nesse contexto de implantação das políticas de inovação do Exército Brasileiro em que o CISB esteve à disposição e colaborou com o SCTIEx, a Sra. Alessandra Holmo tem desempenhado papel primordial para a disseminação de conhecimento, promoção de programas de intercâmbio e treinamento em inovação, capacitando profissionais do Exército no Brasil e na Suécia, na interação de atores da indústria, academia e governo tanto da Suécia como do Brasil, entre outros apoios de interesse da Força Terrestre.

A colaboração com o Exército não só resultou na educação para os oficiais, pois quando se trata de Inovação, o Exército ao longo dos anos também enviou estudantes de mestrado e doutorado para a Universidade de Linköping como uma extensão do curso e colaboração com CISB.

Ao longo dos seis anos em que o CISB está atuando na colaboração entre os dois países superou as expectativas.

“Tem sido um trabalho prazeroso desde o início com o estabelecimento do CISB como um ator colaborativo entre os dois países. A medalha do Exército é um reconhecimento maravilhoso para mim e para o CISB e estamos todos muito orgulhosos desta honra. Comemora que as atividades que o CISB vem promovendo e apoiando junto ao Exército tem feito o que se propôs fazer: apoiando os militares na área de inovação e posicionando a Suécia como um excelente parceiro no compartilhamento de conhecimento e experiências. O CISB pretende aumentar seu envolvimento com a Marinha para assim ter colaborações significativas com todas as forças armadas brasileiras, afirma Alessandra Holmo.”