CISB e ITA promovem 3º Workshop em Aeronáutica & Defesa

“Vamos apresentar os resultados do que foi feito até agora para motivar e atrair outras universidades, empresas e agências de fomento brasileiras com vistas à ampliação da cooperação em aeronáutica e defesa”, explica Alessandra Holmo. O Reitor do ITA, Fernando Sakane, lembra que o primeiro workshop serviu para promover a aproximação entre empresas e universidades brasileiras e suecas. Já o segundo permitiu a identificação e revisão de propostas apresentadas no primeiro workshop. “Minha expectativa para essa terceira edição é sensibilizar o governo e as agências de fomento brasileiras e suecas para apoiarem nossas iniciativas”, afirma.

O CTO da Saab, Pontus de Laval, é um dos palestrantes. Ele falará sobre a atuação da Saab no Brasil e os planos para o futuro. Outra palestra de destaque é a de Lars Sjostrom, representante da Saab no âmbito do INNOVAIR. Ele apresentará os detalhes do National Aeronautics Research Programme (NFFP). O NFPP foi iniciado em 1994, está no sexto estágio (2013-2016) e apoia projetos de pesquisa da indústria sueca aeronáutica nas áreas civil e militar. A apresentação abordará as perspectivas de cooperação com Brasil a partir de 2017.

Atualmente a cooperação entre Brasil e Suécia na área conta com 30 projetos de P&D, e envolve parceiros da academia, indústria e governo de ambos os países. “A terceira edição do workshop traz a oportunidade de ampliar a cooperação entre os atores da Suécia e do Brasil. Já temos confirmadas as presenças da Saab, Combitech, FMV, seis universidades suecas e mais dez brasileiras, além de inúmeras indústrias do setor”, conta Alessandra Holmo. “Por isso, organizamos uma sessão especial, que foi programada para facilitar a interação e colaboração entre os participantes”, acrescenta.

Durante o Workshop também será assinado um termo aditivo ao MoU já existente entre o ITA e a Linkoping University com o objetivo de criar um programa de duplo diploma para graduação e facilitar o intercâmbio de estudantes para estágio no Brasil ou Suécia.

O workshop integra a programação do 5º Encontro Anual do CISB e da 4ª Semana de Inovação Brasil Suécia, que está promovendo atividades em diversas cidades com seus membros e parceiros. A programação do workshop está disponível no site http://cisb.org.br/bswad/.

Sobre o CISB 

O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de identificar, desenvolver e apoiar projetos de P,D&I que envolvam tecnologias avançadas em diversos setores. Seu modelo operacional é inspirado nos parques tecnológicos suecos e baseado nos princípios de inovação orientada por desafios, inovação aberta e hélice tripla. O CISB atua como facilitador, catalisador e gestor da rede colaborativa formada por seus membros e parceiros dos dois países. Atualmente, o CISB tem como membros as empresas Akaer, Clavister, Saab, Scania e Volvo Cars, e os seguintes institutos de pesquisa e universidades: Chalmers University, Halmstad University, ITA, Innventia, Linkoping University, Luleå University of Technology, Lund University, Royal Institute of Technology, SENAI, SP Technical Research Institute of Sweden e Franhoufer Chalmers.