Reunião Anual do CISB traz iniciativas de sucesso da colaboração entre Brasil e Suécia

“É o caso de um workshop no qual o diretor de Pesquisas Externas da Volvo Car, Tord Hermansson, apresentará os desafios na área de segurança no trânsito e veículos autônomos para pesquisadores brasileiros na expectativa de gerar projetos conjuntos”, conta.

O Encontro Anual do CISB também será composto por uma reunião estratégica entre a empresa sueca Clavister, especializada em infraestrutura para segurança cibernética, com a Universidade Federal do ABC, a universidade sueca KTH, a FEI e outros parceiros com foco em cidades inteligentes e cidadania.

Os parceiros do projeto Smart city concepts in Curitiba também se reunirão para apresentar os resultados e definir os próximos passos, do projeto que consiste em promover um sistema inovador em eletro mobilidade objetivando o desenvolvimento urbano sustentável de Curitiba. O projeto tem como parceiros, a Volvo, o CISB, a Saab, a Combitech da Suécia, o município de Curitiba, a universidade sueca KTH, além de universidades brasileiras.

O Encontro Anual também incluirá a terceira edição do Workshop Brasileiro-Sueco em Aeronáutica e Defesa organizado em parceria com o ITA, o qual visa promover oportunidades para a inovação e fortalecimento da participação da indústria. O workshop irá abordar uma visão geral das discussões estratégicas do Comitê de Coordenação Bilateral de Aeronáutica, introduzir novos programas com foco na inovação dos dois países e apresentar o status dos projetos de pesquisa em curso, bem como os resultados que motivarão e atrairão outras universidades, empresas e agências financiadoras brasileiras objetivando a ampliação da cooperação em Aeronáutica & Defesa”, afirma Alessandra Holmo.

O 5º Encontro Anual do CISB contará ainda com visitas técnicas a Embraer e Akaer Engenharia e um workshop sobre inovação com parceiros. A programação completa está disponível em: http://cisb.org.br/annualmeeting/

Sobre o CISB 

O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de identificar, desenvolver e apoiar projetos de P,D&I que envolvam tecnologias avançadas em diversos setores. Seu modelo operacional é inspirado nos parques tecnológicos suecos e baseado nos princípios de inovação orientada por desafios, inovação aberta e hélice tripla. O CISB atua como facilitador, catalisador e gestor da rede colaborativa formada por seus membros e parceiros dos dois países. Atualmente, o CISB tem como membros as empresas Akaer, Clavister, Saab, Scania e Volvo Cars, e os seguintes institutos de pesquisa e universidades: Chalmers University, Halmstad University, ITA, Innventia, Linkoping University, Luleå University of Technology, Lund University, Royal Institute of Technology, SENAI, SP Technical Research Institute of Sweden e Franhoufer Chalmers.