CISB e ITA promovem workshop em aeronáutica e defesa

O encontro contará com a participação de pesquisadores de universidades e representantes de empresas de ambos os países. Só para os projetos em estudo, a discussão reunirá 14 empresas e 18 universidades. “Este workshop é resultado do primeiro encontro, realizado em novembro passado, quando surgiram várias ideias de projetos colaborativos. Desde então, foram realizadas diversas missões internacionais para a estruturação dos projetos desenhados naquela ocasião”, conta Alessandra Holmo, Managing Director do CISB. “Agora, o objetivo é apresentar o resultados desses estudos, compartilhar experiências, e mapear o suporte necessário para a execução dos projetos.”

Para o reitor interino do ITA, Fernando Toshinori Sakane, Brasil e Suécia têm se mostrado complementares quando se observa os objetivos estratégicos de P,D&I em aeronáutica e defesa. “A Suécia é um país muito aberto à cooperação, garantindo as melhores perspectivas em termos de projetos colaborativos”, destaca. “As instituições e empresas de lá têm processos muito eficazes de transferência de tecnologia, o que nos abre oportunidades em ciência, inovação e também novos negócios”, completa.

A programação do workshop também contará com apresentações sobre o sistema de inovação e oportunidades de financiamento de ambos os países. Haverá ainda uma palestra do engenheiro aeronáutico Petter Krus, da Linköping University, o primeiro professor a participar doprograma Chair for Swedish Aeronautical Professor in Brazil no âmbito do INNOVAIR, uma plataforma do governo sueco que visa fortalecer o intercâmbio de inovação e de tecnologias avançadas em aeronáutica. O modelo de projetos cooperativos, de acordo com a perspectiva da indústria sueca, será objeto de outra palestra, com o diretor de Futuros Negócios da SAAB, Lars Sjostrom.

Veja a programação do evento em: http://www.cisb.org.br/bswad/

 

Sobre o CISB - www.cisb.org.br

Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem como objetivo: identificar, desenvolver e apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que envolva tecnologias avançadas dentro de uma vasta gama de setores. Seu modelo operacional é inspirado nos parques tecnológicos suecos e baseado nos princípios de inovação orientada por desafios, inovação aberta e hélice tripla. O CISB atua como facilitador, catalisador e gestor da rede colaborativa formada pelos seus membros e parceiros dos dois países.

Criação de projetos multi-institucionais, organização de workshops internacionais e missões internacionais, facilitação de programas de intercambio de pesquisadores e treinamento em gestão de inovação são algumas das ações realizadas pelo CISB.

Fazem parte do seu quadro de membros, empresas como SAAB AB, Scania Latin America, Volvo Cars, Clavister e Akaer; institutos de pesquisa como, Innventia, SP Technical Research Institute of Sweden, e SENAI, além de universidades como Royal Institute of Technology, Chalmers University, Linkoping University, Halmstad University, Lund University,Luleå University of Technology  e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 

 

Atendimento à Imprensa

Acadêmica Agência de Comunicação –- www.academica.jor.br
Érika Coradin - erika@academica.jor.br
11+ 5549-1863 / 5081-5237