CISB é homenageado pelo CNPq

Ela recebeu o diploma com a homenagem das mãos do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rabelo; do governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; e do presidente do CNPq, Hernán Chaimovich. “Foi uma honra receber esta homenagem, é uma indicação de que estamos no caminho correto para apoiar o desenvolvimento e aprimoramento do CNPq, instituição chave para a cooperação Brasil-Suécia”, destacou Alessandra Holmo.

Na cerimônia, estiveram presentes diversas autoridades, entre eles o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; o futuro presidente da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MCTI), Carlos Nobre; o diretor-presidente da Embrapii, João Fernando Gomes de Oliveira; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Augusto Raupp; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis; o Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, entre outros.

O CISB tem um acordo de parceria com CNPq desde setembro de 2011 e um termo aditivo com um dos seus associados, a SAAB AB. Este acordo tem possibilitado o lançamento de chamadas especificas para concessão de bolsas de estudo a pesquisadores brasileiros no âmbito do Programa Ciências sem Fronteiras. Até o momento, a parceria já viabilizou a ida de 25 pesquisadores brasileiros para a Suécia para desenvolver projetos de pesquisa em universidades de excelência. “Um dos diferenciais das nossas chamadas é a possibilidade de realizar estágios ou participar de projetos dentro da SAAB”, conta Alessandra Holmo.

Desde sua fundação, em 2011, O CISB vem realizando diversos workshops internacionais para fomentar projetos colaborativos entre os dois países, envolvendo academia, indústria e governo. Um deles, realizado no final do ano passado, resultou no lançamento de duas chamadas para apoiar missões internacionais com o objetivo de facilitar a estruturação de projetos colaborativos. “Um total de 26 projetos foi aprovado no âmbito das duas chamadas”, conta Alessandra Holmo, explicando que o próximo passo será alavancar a execução desses projetos.

premioalmirante 01premioalmirante 02premioalmirante 03

 

Sobre o CISB

Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem como objetivo: identificar, desenvolver e apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que envolva tecnologias avançadas dentro de uma vasta gama de setores. Seu modelo operacional é inspirado nos parques tecnológicos suecos e baseado nos princípios de inovação orientada por desafios, inovação aberta e hélice tripla. O CISB atua como facilitador, catalisador e gestor da rede colaborativa formada pelos seus membros e parceiros dos dois países.

Criação de projetos multi-institucionais, organização de workshops internacionais e missões internacionais, facilitação de programas de intercambio de pesquisadores e treinamento em gestão de inovação são algumas das ações realizadas pelo CISB.

Fazem parte do seu quadro de membros, empresas como Saab AB, Scania Latin America,Volvo Cars e Clavister, institutos de pesquisa como Innventia, SP Technical Research Institute of Sweden e SENAI, além de universidades suecas como Royal Institute of Technology, Chalmers University, Linkoping University, Halmstad University e Lund University. Saiba mais em: www.cisb.org.br