Exército Brasileiro mira em processo de Inovação da Suécia para desenvolver tecnologias e sistemas de última geração

Organizado pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), entidade que atua como hub internacional para identificar, desenvolver e apoiar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de alta tecnologia, o curso é mais um resultado do acordo de cooperação mútua nos campos científico, tecnológico e da inovação (C,T&I) firmado com  o Departamento de Ciência e Tecnologia do Comando do Exército Brasileiro, em agosto de 2013. No primeiro semestre de 2014, outro grupo de militares finalizou o treinamento nos mesmos moldes.

Para atingir o objetivo do Exército, de desenvolver tecnologias e sistemas de última geração, em linha com os desafios de segurança internacional e o mercado de defesa, um time de especialistas foi formado para dirigir e coordenar o programa de aprendizado. Dentre eles, Mats Olofsson, ex-cientista chefe e vice-diretor de Desenvolvimento das Forças Armadas da Suécia; Anne-Marie Lof, diretora do Programa de Inovação Global da Saab; Stefan Andersson, ex-head de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronáutica da Saab; Per Aman, Diretor Acadêmico da Universidade de Linkoping e Francisco Taborda, Engenheiro de Sistemas, consultor do CISB.

A 1ª Tenente Fernanda Madeu e o Capitão Andrey Antunes participaram do Curso, que além das aulas teóricas contou com aplicação real do conteúdo do curso e visitas de campo a indústrias, academia e representantes do governo. “Conhecemos na Suécia diversos pesquisadores, professores e engenheiros com muita experiência. A maneira de trabalhar com a inovação, em cooperação com as universidades e as implementações na indústria é muito interessante. Creio que aprendemos muito com o que eles já fizeram e podemos trazer isso para o contexto brasileiro”, aponta Fernanda.

Para o Exército Brasileiro, que começou a estabelecer um parque tecnológico no Rio de Janeiro, o Polo de Ciência e Tecnologia do Exército em Guaratiba (PCTEG), tem como objetivo criar uma arena de inovação aberta para desenvolvimento de sistema, em conjunto com a comunidade acadêmica e a indústria, o aprendizado desses militares pode fazer toda a diferença.

“A inovação não é apenas possível, mas necessária para enfrentar os desafios futuros do Brasil e precisamos começar a construir as ilhas de mudança”, diz o Capitão Antunes.

Alessandra Holmo, Managing Director do CISB, acredita que a interação entre Brasil e Suécia, em prol da inovação, tende a aumentar e beneficiar ambas as nações. “É uma grande satisfação atuar como facilitador, por meio dos seus associados e parceiros, na criação de Programas de Treinamento em Inovação baseados no conceito da hélice tripla e que tenham um grande potencial de impacto para a sociedade brasileira. Já estamos em negociação para formar mais uma turma de treinamento para militares e integrantes da forca aérea”, diz a executiva.

Outras informações sobre o CISB podem ser obtidas em www.cisb.org.br.

 

Sobre o CISB

Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de firmar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia. Com modelo operacional inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks suecos - em que laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se unem em um ambiente propício à colaboração para a inovação -, a equipe do CISB atua como facilitadora e gestora da rede de colaboração. Empresas de capital sueco como Saab, Scania e Volvo Cars, Institutos de Pesquisa como Innventia e SP Technical Research Institute of Sweden e SENAI, além de universidades suecas como Royal Institute of Technology, Chalmers University, Linkoping University e Halmstad University são alguns dos associados do Centro.

Visite o sitewww.cisb.org.bre obtenha mais informações e dados sobre o CISB.

 

Atendimento à imprensa - CISB

Publicis Consultants:
Aline Alves – Fone: (11) 3169-9323 – aline.alves@br.publicisconsultants.com
Claudia Mancini – Fone: (11) 3169-9312 – claudia.mancini@mslgroup.com