CISB lança três chamadas de projetos para fomentar a inovação entre Brasil e Suécia

A primeira delas, denominada “Suporte para Colaboração Internacional”, tem por objetivo fomentar a colaboração de longo prazo e promover inovação entre a academia e a indústria de ambos os países, na área de Aeronáutica. Para isso, cada proposta de projeto deve integrar parceiros do setor industrial e acadêmico de ambos os países. “Essa chamada inovadora prevê um fomento inicial para que pesquisadores dos dois países possam co-criar projetos colaborativos que sejam do interesse da indústria e das agências de financiamento dos dois países”, aponta Alessandra Holmo, Managing Director do CISB.

As propostas devem ter por objetivo discutir e estruturar um projeto futuro de colaboração entre um conjunto de parceiros suecos e brasileiros ou complementar um projeto existente de um dos parceiros, agregando novas parcerias, nas áreas de projeto e operação de aeronaves; desenvolvimento de produtos, manufatura e materiais; sistemas de propulsão, controle automático e sistemas autônomos; e software e segurança.

Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Saab AB, empresa de tecnologia focada em Inovação, com sede na Suécia, a 4ª chamada de Projetos CNPq/CISB/SAAB 42/2014, no âmbito do programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal, oferece 15 bolsas de estudos, sendo 10 para pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche em universidades na Suécia. A 4a chamada de Projetos é focada na área de Aeronáutica, sendo que as áreas de interesse são Materiais e Manufatura, Eletrônica, Tecnologia da Informação e Comunicação e Sistemas de Engenharia Mecânica.

A última, denominada “Suporte para Missões Internacionais”, é voltada exclusivamente aos pesquisadores contemplados nas primeiras chamadas CNPq/CISB/SAAB. O objetivo é dar continuidade às atividades desenvolvidas pelos pesquisadores na Suécia e/ou criar novos projetos colaborativos. “Essa é uma grande oportunidade para intensificar a rede de pesquisadores dos dois países e criar um ambiente fértil para o aumento da cooperação em pesquisa e desenvolvimento”, explica Alessandra.

Para isso, as áreas de pesquisa prioritárias são materiais e manufatura; eletrônica; tecnologia da informação e comunicação; sistemas de engenharia mecânica; e energia & meio ambiente.

Outras informações sobre as chamadas de bolsas de estudo podem ser obtidas em www.cisb.org.br.

Inscrições:

Suporte para Colaboração Internacional
Via e-mail: projects@cisb.org.br
Até dia 02 de dezembro de 2014

CNPq/CISB/SAAB 42/2014
Via site: http://carloschagas.cnpq.br/
Até dia 15 de maio de 2015
Mais informações: www.cisb.org.br

Suporte para Missões Internacionais
Via e-mail: projects@cisb.org.br
Até dia 02 de dezembro de 2014

 

Sobre o CISB

Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de firmar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia. Com modelo operacional inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks suecos - em que laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se unem em um ambiente propício à colaboração para a inovação -, a equipe do CISB atua como facilitadora e gestora da rede de colaboração. Empresas de capital sueco como Saab, Scania e Volvo Cars, Institutos de Pesquisa como Innventia, SP Technical Research Institute of Sweden e SENAI, além de universidades suecas como Royal Institute of Technology, Chalmers University, Linkoping University e Halmstad University são alguns dos associados do Centro.

 Visite o site www.cisb.org.br e obtenha mais informações e dados sobre o CISB.

 

Atendimento à imprensa - CISB

Publicis Consultants:
Aline Alves – Fone: (11) 3169-9323 – aline.alves@br.publicisconsultants.com