4º Encontro anual do CISB discutirá formas para fortalecer a cooperação em inovação entre Brasil e Suécia

O evento terá a participação de atores chave no sistema de inovação do Brasil e da Suécia. No primeiro dia do encontro, 11, o painel de abertura “Cooperação Suécia-Brasil: Inovação para um futuro sustentável” contará com a participação de Alexandre Zuccolo de Andrade, da Finep – Inovação e Pesquisa, Joakim Appelquist, diretor da Vinnova - Agência de Inovação da Suécia, Carlos Arruda, professor da Fundação Dom Cabral (FDC), além do novo Embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn. “Estamos em um excelente momento da relação Brasil Suécia. O painel oferecerá uma oportunidade de diálogo entre todos os participantes e contribuirá positivamente para a cooperação bilateral que caminha para um futuro sustentável”, afirma Alessandra.

Uma apresentação especial com o professor Luiz Góes, do ITA, marcará o lançamento da Aeronáutica como a nova área foco do CISB. O centro atuará como ator chave na criação de uma agenda de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação entre Brasil e Suécia para esse setor.  

Uma das sessões do evento será dedicada a apresentações de casos de sucesso do CISB, de seus associados e parceiros, destacando-se o projeto recentemente aprovado “Smart city concepts in Curitiba” e a parceria bem sucedida com o CNPq no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras.

O 4º Encontro Anual do CISB contará ainda com dois workshops. O primeiro será na manhã do dia 11, sobre combustíveis alternativos, área de muito interesse para o seu novo associado Volvo Cars, e na qual o Brasil tem muita experiência a compartilhar. O segundo workshop, no dia 12, criará um ambiente dinâmico e interativo para construção de projetos colaborativos na área de design de compósitos e sua manufatura. Saab AB, Embraer, ITA e Royal Institute of Technology estão entre os participantes que farão  apresentações nesse workshop.

Inscrição:

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.cisb.org.br.

Local:

Blue Tree Premium Faria Lima Hotel

Avenida Faria Lima, 3989
Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04538-133

Programação - Temas e horários

Dia 11/11

8h30 - 12h00|7TH SAAB BRAZIL R&D NETWORKING MEETING

8h30 - 12h00|WORKSHOP TRANSPORT & LOGISTICS

13h00 - 20h30|SESSÃO PRINCIPAL DO 4º ENCONTRO ANUAL DO CISB

8h30 - 13h15 | WORKSHOP COMPOSITES & MANUFACTURING

O programa completo do evento está em www.cisb.org.br

 

Sobre o CISB

Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de firmar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia. Com modelo operacional inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks suecos - em que laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se unem em um ambiente propício à colaboração para a inovação -, a equipe do CISB atua como facilitadora e gestora da rede de colaboração. Empresas de capital sueco como Saab,Scania e Volvo Cars, Institutos de Pesquisa como Innventia e SP Technical Research Institute of Sweden e SENAI, além de universidades suecas como Royal Institute of Technology, Chalmers University, Linkoping University e Halmstad University são alguns dos associados do Centro.

Visite o sitewww.cisb.org.bre obtenha mais informações e dados sobre o CISB.