CISB conquista SENAI como membro e aumenta rede de inovação entre Suécia e Brasil

Entidade se une a empresas, universidades e institutos de pesquisa que buscam, a partir da intermediação do CISB, desenvolver ações em prol de soluções úteis à sociedade 

Dia 3 de outubro, em Brasília, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB) e o SENAI DN – Departamento Nacional, integrante do Sistema Indústria, promovem uma cerimônia para promover a associação do SENAI ao CISB. Com isso, o SENAI se torna o primeiro membro efetivamente brasileiro do CISB, 12º em relação à totalidade.

A partir dessa associação ao CISB, o SENAI DN se une a empresas como Saab, Scania e Volvo Cars, institutos de pesquisas como Fraunhoufer Chalmers, Innventia e SP Technical Research Institute of Sweden, e às universidades  Chalmers University, Royal Institute of Technology (KTH), Linkoping University e Halmstad University. Desta forma, passa a ser parte da rede de inovação entre Suécia e Brasil, no qual o CISB atua como facilitador entre seus membros e os atores da hélice tripla dos dois países.

O SENAI DN possui uma rede de Institutos de Inovação criada a partir de uma parceria com o Instituto Fraunhofer que tem como objetivo  fortalecer a pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação da indústria brasileira. Por meio dessa associação ao CISB, o SENAI terá o auxilio na formação de sinapses internacionais e construção de redes que proporcionará uma maior competitividade para os Institutos SENAI de Inovação.

 “Estamos muito satisfeitos com o acordo firmado com o SENAI, uma instituição com forte influência e importância para a indústria brasileira e que tem se dedicado à inovação”, explica Alessandra Holmo, Managing Director do CISB. “É uma grande conquista. Representa um passo importante na cooperação Brasil e Suécia, em que o CISB tem um papel único porque assume o desafio de ser o facilitador e o catalisador desta cooperação baseada em suas experiências nos últimos três anos”.

Outras informações sobre o CISB podem ser obtidas em www.cisb.org.br.

Sobre o CISB

Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de firmar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia. Com modelo operacional inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks suecos - em que laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se unem em um ambiente propício à colaboração para a inovação -, a equipe do CISB atua como facilitadora e gestora da rede de colaboração. Empresas de capital sueco como Saab e Scania, além de Institutos de Pesquisa como Innventia e SP Technical Research Institute of Sweden são alguns dos membros do Centro.

Visite o sitewww.cisb.org.br e obtenha mais informações e dados sobre o CISB.

Sobre o SENAI

Integrante do Sistema Indústria – ao lado da CNI, do SESI e do IEL –, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é reconhecido como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira.

Desde que foi criado, em 1942, o SENAI formou 55 milhões de profissionais. Atualmente, as 809 unidades operacionais móveis e fixas da instituição espalhadas pelo país recebem cerca de 2,5 milhões de matrículas em cerca de 3 mil cursos que preparam trabalhadores para 28 áreas industriais. Os cursos vão desde a aprendizagem profissional, incluem o ensino técnico de nível médio e chegam à formação superior e à pós-graduação.

Fonte: www.portaldaindustria.com.br/senai/

Atendimento à imprensa – CISB

Publicis Consultants:
Aline Alves – Fone: (11) 3169-9323 – aline.alves@br.publicisconsultants.com

Atendimento à imprensa – SENAI
Daniela Nascimento - Fone: (61) 3317-9513 - dnascimento@cni.org.br