CISB registra número recorde de inscritos para bolsas de estudo na Suécia

A 3ª chamada de projetos CNPq-CISB-Saab seleciona pesquisadores para receberem bolsa em universidades renomadas na Suécia

A 3ª chamada de projetos CNPq-CISB-Saab registrou número recorde de inscritos. O programa de concessão de bolsas, dentro do âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, já está na sua terceira edição e demonstra significativa evolução ao longo de sua existência. As bolsas são provenientes de um acordo firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o CISB e a Saab AB, empresa sueca líder em tecnologia para as áreas de defesa militar e segurança civil.

O CISB e a Saab AB disponibilizam uma plataforma colaborativa com o objetivo de conhecer as áreas de interesse da chamada e interagir com os pesquisadores suecos. Até o dia 17 de maio, quase dois mil interessados se registraram na plataforma e 35 ideias de projetos foram postadas. A segunda chamada, que se encerrou em maio de 2013, registrou o acesso total de 1.150 usuários na plataforma. 

Oficialmente, a 3ª chamada foi encerrada com 108 propostas de projetos aplicados na plataforma Carlos Chagas do CNPq, o que representa um aumento de 350% em relação à segunda chamada. As propostas de projeto serão avaliadas pelo comitê conjunto do CNPq, CISB e Saab AB até o mês de Julho e os pesquisadores viajarão para a Suécia a partir de setembro.

“É com muita satisfação que informamos o número total de inscritos na terceira chamada. Acreditamos que o aumento significativo de interessados nas bolsas de estudo seja fruto da maturidade atingida na parceria entre o CNPq, o CISB e a Saab AB e demonstra, sem dúvida nenhuma, um maior interesse dos pesquisadores

brasileiros em realizarem seus projetos de pesquisa nas áreas de interesse da Saab AB e estudar nas renomadas universidades suecas. O Centro, que comemora 3 anos de existência neste mês de maio, possui uma longa trajetória  no desenvolvimento de projetos envolvendo seus associados  e a hélice tripla do Brasil e da Suécia.” Afirma Alessandra Holmo, Managing Director do CISB.

 

Sobre o CISB

Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de firmar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia. Com modelo operacional inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks suecos - em que laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se unem em um ambiente propício à colaboração para a inovação -, a equipe do CISB atua como facilitadora e gestora da rede de colaboração. Empresas de capital sueco como Saab e Scania, Institutos de Pesquisa como Innventia e SP Technical Research Institute of Sweden, além de universidades suecas como Royal Institute of Technology, Chalmers University, Linkoping University e Halmstad University são alguns dos associados do Centro.

Visite o site www.cisb.org.br e obtenha mais informações e dados sobre o CISB.

Atendimento à imprensa - CISB

Publicis Consultants:

Aline Alves – Fone: (11) 3169-9323 – aline.alves@br.publicisconsultants.com
Thais Franco – Fone: (11) 3169-9342 – thais.franco@br.publicisconsultants.com