Suécia mira Brasil para desafio global de inovação

Concurso ‘Smart Living Challenge’ traz dois workshops ao país e convida brasileiros a apresentarem ideias para viver de forma mais sustentável

Brasília, maio de 2014 - A Embaixada da Suécia, o Swedish Institute e o Munktell Science Park convocam brasileiros a participarem do Smart Living Challenge, desafio mundial que tem por objetivo reunir as melhores ideias com potencial para tornar a vida nas cidades mais sustentável. As categorias da competição são Alimentação, Transporte e Moradia.

Esses três grandes temas foram escolhidos por carregarem consigo os principais desafios relacionados à vida contemporânea. No século XXI, pela primeira vez na História, a população nas cidades superou a do campo, tornando as questões da moradia e transporte estratégicas, principalmente nas grandes metrópoles. Na questão da alimentação, a produção global de alimentos requer grandes quantidades de energia, causando impacto na sua cadeia de produção e afetando o meio ambiente.

Com esse cenário em mente, as ideias para o Smart Living Challenge podem ser produtos, serviços ou soluções que facilitarão esses três âmbitos da vida das pessoas, as incentivando a viver de forma mais sustentável. Os interessados deverão submeter suas ideais em forma de vídeo no site www.smartlivingchallenge.com. O desafio é global e candidatos de todo o mundo podem participar.

Um júri formado por profissionais como arquitetos, empreendedores, designers, entre outros, julgarão os 15 melhores trabalhos submetidos no mundo. Os vencedores serão levados à Suécia em dezembro, durante a semana de entrega dos prêmios Nobel, e visitarão centros de inovação em Estocolmo, Gotenburgo, Malmö e Kiruna. Durante a viagem, se encontrarão com investidores que poderão bancar suas ideias e torná-las realidade.

Workshops

Convidados especiais terão ainda a oportunidade de assistir workshops de preparação ao desafio presencialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos dias 19 e 21 de maio, respectivamente. Em São Paulo, o tema será “Transporte” e a Embaixada Sueca conta com o apoio do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e da USP, que sediará o evento. No Rio de Janeiro, o tema será “Alimentação” e tem apoio da UFRJ, onde será realizado o workshop. Os workshops contarão com profissionais que discutirão os temas propostos a fim de estimular a geração de ideias que serão submetidas pelos competidores.  Para Magnus Robach, Embaixador da Suécia no Brasil, o país é um parceiro estratégico na área de inovação e desenvolvimento sustentável, e os workshops ajudarão a criar contatos com talentos brasileiros na área.

“Com a participação dos brasileiros nos workshops e no Smart Living Challenge, esperamos ver ideias muito interessantes baseadas nas condições urbanas do país. A Suécia tem centenas de atores com experiência em áreas como energia, manejo de resíduos, saneamento e transporte, e, através do desafio, queremos conectar os ganhadores com atores que possam ajudar a realizar as suas ideais inovadoras. Por meio do desafio e de seu cenário inovador, esperamos também aumentar os conhecimentos de estudos e pesquisa na Suécia”, declara o Embaixador.

Confira as imagens do workshop


Informações
www.smartlivingchallenge.com

Informações para a imprensa 

Ogilvy Public Relations - São Paulo

Isabella Ayub
Tel: (11) 3024-9245
Email: isabella.ayub@ogilvy.com

Susi Maeda
Tel: (11) 3024-9079
E-mail: susi.maeda@ogilvy.com