CISB comemora três anos promovendo debate sobre inovação

O centro realizará um workshop para debater iniciativas no segmento de logística marítima e co-organiza com a Embaixada da Suécia a iniciativa do Smart Living Challenge

O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) comemora no próximo dia 17 o seu 3º aniversário. Desde sua criação em 2011, o Centro vem dedicando esforços para o fortalecimento da rede de inovação aberta entre Brasil e Suécia.  

Esse ano, como parte das comemorações, o CISB realiza o workshop “Swedish Brazilian Collaboration Opportunities in Maritime Logistics”, no dia 20 de maio, na Universidade de São Paulo (USP). O workshop é uma das ações que constitui a Arena de Transporte e Logística, uma das áreas do CISB que tem como objetivo estimular parcerias entre instituições de ciência, tecnologia e inovação e empresas dos dois países.

Um dos projetos que já faz parte da arena e será debatido no workshop é Projeto Green Corridor, que é resultado da parceria firmada entre o CISB, o Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (CILIP), da Universidade de São Paulo (USP) e o Lindholmen Science Park (LSP), da Suécia. A proposta é aliar transportes intermodais a corredores verdes, possibilitando assim um menor impacto no meio ambiente.

Ainda para celebrar, o CISB em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) coordenará o workshop criativo Smart Living Challenge (SLC) etapa São Paulo, evento promovido pela embaixada sueca. O SLC que será realizado no próximo dia 19 é uma competição internacional criada para gerar oportunidades de negócios que promovam um estilo de vida sustentávelnas grandes cidades. A ação faz parte da Arena de Desenvolvimento Urbano do CISB.

Ao longo de sua história, o CISB tem atuado como facilitador no intercâmbio de estudantes. A chamada de projetos CNPq-CISB-Saab para concessão de bolsas de estudo na Suécia já está na sua 3ª edição. O projeto que nasce de uma parceria entre o CISB, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Saab, empresa sueca líder em tecnologia, foi responsável por conceder o total de 18 bolsas de estudo a pesquisadores brasileiros para a realização de pós-doutorado ou doutorado sanduíche na Suécia.

Na segunda chamada foram aplicados 31 projetos, dos quais 10 foram aprovados. A terceira chamada se encerra no próximo dia 17 e já conta com um número maior de projetos inscritos na plataforma Carlos Chagas do que nas chamadas anteriores. Devido ao sucesso do projeto, já há discussões para a realização de uma 4ª chamada.

O intercâmbio de estudantes também se estendeu junto aos integrantes do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro. O acordo firmado entre o CISB e o Exército criou condições para um treinamento executivo em Gerência de Inovação e Tecnologia para nove militares brasileiros na Suécia na Universidade de Linkoping, membro do CISB. O curso foi composto por 10 módulos militares puderam fazer visitas de estudos em companhias como Saab e Scania (membro do CISB) e em parques tecnológicos.

O programa para a continuação do projeto até 2016 já está sendo discutido. Alguns dos objetivos são: um treinamento executivo de inovação com duração de seis semanas, um Programa de Mestrado e Pós-graduação em inovação e novos cursos conforme demanda específica do Exército.                                              

Serviço:

Workshop: Swedish-Brazilian Collaboration Opportunities in Maritime Logistics
Data: 20 de maio
Horário: 08h30min
Local: Engenharia Naval da Universidade de São Paulo (USP)
Site: www.cisb.org.br

Sobre o CISB

Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de firmar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia. Com modelo operacional inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks suecos - em que laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se unem em um ambiente propício à colaboração para a inovação -, a equipe do CISB atua como facilitadora e gestora da rede de colaboração. Empresas de capital sueco como Saab e Scania, além de Institutos de Pesquisa como Innventia e SP Technical Research Institute of Sweden são alguns dos membros do Centro.

Visite o site www.cisb.org.bre obtenha mais informações e dados sobre o CISB.

Atendimento à imprensa – CISB
Publicis Consultants:

Aline Alves – Fone: (11) 3169-9323 – aline.alves@br.publicisconsultants.com
Thais Franco – Fone: (11) 3169-9342 – thais.franco@br.publicisconsultants.com