Cresce o número de inscritos na 2ª chamada de projetos CNPq-CISB-Saab do Programa Ciência sem Fronteiras

O aumento foi de mais de 40% em relação à primeira chamada, que aconteceu em 2012.

São Paulo, maio de 2013 – No mês em que celebra dois anos de atuação, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), divulga número de inscrições realizadas para a segunda chamada de projetos CNPq-CISB-Saab do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, para bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Suécia.

Até o começo de maio, 48 ideias de projetos foram enviadas por candidatos pertencentes a 26 universidades e instituições de nove diferentes estados brasileiros por intermédio da Plataforma Colaborativa do CISB-Saab. O número, que representa um aumento de 41% em relação à primeira chamada, realizada em 2012, indica um maior interesse nas bolsas bem como uma maior interação entre os candidatos brasileiros e os pesquisadores suecos por meio da Plataforma, a qual contou com a participação de 1.150 usuários nesta chamada, enquanto em 2012 foram 485.

Desde 2012, o objetivo do programa é oferecer bolsas de estudo, financiadas pela Saab e pelo CNPq, para que pesquisadores brasileiros possam desenvolver seus projetos nos centros de P&D da Saab e ou nas universidades parceiras na Suécia.

"A Suécia está interessada em investir em inovação aberta no País e o crescimento do número de projetos inscritos, em relação ao ano anterior, demonstra que os pesquisadores brasileiros estão cada vez mais interessados neste tipo de programa. Além disso, acreditamos que o sucesso desta segunda chamada seja fruto de uma ampliação da divulgação da chamada nas principais universidades brasileiras e da reformulação geral do site do CISB, que ganhou um visual moderno, mais atrativo e um conteúdo completo sobre o programa.", ressalta Alessandra Holmo, presidente do CISB.

Oficialmente, a chamada foi encerrada com 31 propostas de projetos aplicados na plataforma oficial do CNPq e que serão avaliadas pelo CNPq, CISB e Saab até o mês de julho. Os estudantes e pesquisadores viajarão para Suécia a partir de setembro.

Sobre o CISB

Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado pela Saab em maio de 2011. Tem como objetivo implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas como Saab, Stora Enso e Scania, são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa. O modelo operacional do CISB é inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks Suecos, em que laboratórios de P&D de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se encontram em um ambiente propício à colaboração para a inovação. Assim como nos Science Parks Suecos, a equipe do CISB atua como facilitador e gestor da rede de colaboração.

Informações para a imprensa – CISB
G&A Comunicação Empresarial
Karen Cohen – 11 3037-3225 – karen@gaspar.com.br 
Heloisa Picos – 11 3037-3226 – hpicos@gaspar.com.br