Estudantes brasileiros competem pela primeira vez por bolsas de estudos na Suécia

A competição busca fortalecer os laços entre Brasil e Suécia nas áreas industrial, governamental e acadêmica. Outro objetivo do desafio é reforçar a posição da Suécia como líder mundial em inovação.

Analice Martins, responsável pela área de Comunicação e Relações Internacionais do CISB, complementa: "Há muita discussão sobre inovação a partir de colaboração internacional, porém nem sempre o diálogo é posto em prática. Esta é uma oportunidade concreta para conectar talentos e colaborações entre os dois países."

O Desafio Bolsa de Estudos Suécia – Brasil 2013, é a primeira competição a uma bolsa de estudos estabelecida entre os dois países e busca atrair recém-formados em áreas relacionadas à engenharia e tecnologia. Os vencedores receberão bolsa de estudos para Master's program de sua escolha em uma universidade sueca, assim como um estágio remunerado em uma das empresas parceiras do CISB: Saab e Stora Enso.

A competição é inteiramente online, e exige que os participantes realizem uma série de testes e estudo de caso, com o tema de inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável. Competições semelhantes ocorreram anteriormente em países como Estados Unidos, China e Índia, e são valorizadas por sua abordagem criativa e por exigirem comprometimento dos participantes, o que torna o processo seletivo mais estimulante.

"O mais interessante em relação a competições como esta é que elas desafiam os candidatos, o que faz com que eles estejam mais envolvidos e comprometidos com o processo do que em uma aplicação tradicional", declara Niklas Jungegård, presidente da empresa organizadora Student Competitions. Ao final da competição, participantes poderão divulgar os resultados dos testes em seus currículos, com o objetivo de se tornarem profissionais mais atrativos no mercado de trabalho.

Edições futuras da competição poderão ser lançadas, aumentando a escala da competição. "Queremos envolver mais empresas brasileiras e suecas, assim como autoridades locais" declara Jungegård. Futuramente, uma parceria entre os organizadores e a iniciativa governamental "Ciências sem Fronteiras" poderá ser possível, o que viabilizaria maior auxílio de custos aos alunos brasileiros no exterior.

Interessados em participar da competição podem se inscrever através do site www.swedenbrazil.com. A competição estará aberta de 4 de setembro a 21 de outubro. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 13 de novembro durante o Evento Anual do CISB, organizado pelo Open Innovation Seminar em São Paulo (http://www.openinnovationseminar.com.br/2012/). Para mais informações, contate: swedenbrazil@studentcompetitions.com.

Sobre o Desafio Bolsa de Estudos Suécia – Brasil 2013
A competição é aberta a cidadãos brasileiros ou pessoas com permissão de residência legal no Brasil que estejam atualmente matriculados em curso de engenharia em uma universidade brasileira ou que possuam um diploma de bacharelado emitido por uma universidade brasileira. Participantes responderão a uma série de testes e estudo de caso para concorrer à bolsa de estudos no Programa de Master Mde sua escolha assim como um estágio em uma empresa parceira do CISB: SAAB e Stora Enso. Para mais informações, visite:www.swedenbrazil.com.

Student Competitions AB
Student Competitions AB é uma empresa global que auxilia empresas a atrair jovens talentos. Fundada em 2010, a Student Competitions não apenas conecta jovens a ótimas oportunidades como também oferece serviços ligados a competição, os quais adicionam uma nova modalidade de recrutamento, inovação e employer branding. Hoje, Student Competitions gerencia uma base de dados com mais de 45.000 jovens talentos em mais de 189 países. Para mais informações, visite:www.Studentcompetitions.com

Para perguntas, contacte:

Maria Paulsson Rönnbäck
CMO/Project Manager
+46 (0) 76-2579275
maria@studentcompetitions.com 
www.Studentcompetitions.com