Em uma semana, portal colaborativo do CISB e da Saab recebe mais de 200 inscrições

Essa iniciativa facilita a integração entre os grupos e proporciona o trabalho em equipe necessário para a construção de ideias relevantes para o Brasil e a Suécia. Em apenas uma semana, o portal já recebeu mais de 200 inscrições e 30 propostas de pesquisas feitas por universidades suecas e brasileiras, interessadas nos níveis de pós-doutorado e doutorado sanduíche. Agora, os projetos terão o apoio da própria Saab e de outros pesquisadores.

Para promover um maior engajamento, o CISB e a Saab visitaram, em duas semanas, 14 universidades em sete estados brasileiros – SP, RJ, MG, RS, PE, CE, SC –, para apresentar a plataforma a mais de 500 pesquisadores. Durante os encontros, eles puderam conhecer de perto a ferramenta e interagir com o portal, conferindo como a iniciativa pode ajudar a área de ciência e pesquisa do Brasil.

"O processo convencional para submeter uma proposta é competitivo, individualizado e depende do candidato brasileiro possuir contatos no exterior. O CISB facilita a interação entre os grupos, o trabalho em equipe para a construção de ideias relevantes para os dois países", afirma Bruno Rondani, diretor-executivo do CISB.

Os interessados podem enviar suas propostas para essa primeira chamada até o final de abril. A plataforma será usada para futuras chamadas pelo CISB e por seus parceiros, incluindo a Saab.

Para saber mais sobre o programa Ciência sem Fronteiras, acesse http://www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Sobre o CISB

Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado pela Saab em maio de 2011 com o objetivo de implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas, como SAAB, Stora Enso e Scania, são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa. O modelo operacional do CISB é inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks Suecos, em que laboratórios de P&D de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se encontram em um ambiente propício à colaboração para a inovação. Assim como nos Science Parks Suecos, a equipe do CISB atua como facilitador e gestor dessa rede e ambiente e colaboração.

Sobre a Saab AB

A Saab atende o mercado com produtos líderes mundial, serviços e soluções que vão desde a defesa militar até a segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades de seus clientes.

Informações para a imprensa – CISB

G&A Comunicação Empresarial

Karen Almeida – 11 3037-3228 – karenalmeida@gaspar.com.br 

Karen Cohen – 11 3037-3225 – karen@gaspar.com.br 

Heloisa Picos – 11 3037-3226 – hpicos@gaspar.com.br 

Informações para a imprensa – Saab AB

G&A Comunicação Empresarial

Lais Guarizzi – 11 3037-3218 – lais@gaspar.com.br 

Paulo Henrique Alves – 11 3037-3235 – paulohenrique@gaspar.com.br