CISB e Saab lançam portal colaborativo para programa Ciência sem Fronteira

O portal funciona a partir de uma rede de colaboração, em que os pesquisadores brasileiros estarão em contato direto com universidades e empresas para confeccionarem projetos. A Saab AB, uma das principais incentivadoras do CISB, atuará fortemente junto aos pesquisadores para auxiliá-los a elaborar propostas que sejam importantes para o desenvolvimento dessa área no Brasil. A Saab irá co-financiar, juntamente com o CNPq, 100 bolsas de estudos na Suécia e, nessa primeira chamada para os projetos, serão aprovadas 30 bolsas para pesquisadores plenos, doutorando e pós-doutorandos.

Para Pontus de Laval, CEO da Saab, é extremamente importante que os pesquisadores tenham acesso a um ambiente de inovação para projetos de P&D. "É uma situação de ganho mútuo, na qual tanto Brasil quanto Suécia podem desenvolver juntos dinâmicas de inovação eco-sistemas, assim como novas habilidades e capacidades que vão auxiliar os projetos de inovação da Saab a serem executados no Brasil".

Bruno Rondani, diretor-executivo do CISB, diz que a iniciativa propõe uma integração entre universidades e empresas que ainda não existe no Brasil. "Com a plataforma online de colaboração para propostas, o CISB reforça seu comprometimento de proporcionar a inovação tecnológica entre o Brasil e a Suécia. Os pesquisadores terão a chance de participar de projetos de segurança, aeroespacial e defesa da Saab que serão aplicados no Brasil", afirma.

Mais detalhes do programa

O grande diferencial dessas bolsas de estudo diz respeito ao ambiente que os pesquisadores irão encontrar na Suécia, que é de inovação aberta e não apenas acadêmico. Os pesquisadores participarão de projetos da Saab e das universidades suecas Chalmers Institute of Technology, KTH Royal Institute of Technology, Linköping University e, também, em parceria com a Universidade de Pretoria, na África do Sul, e o George Mason Institute, nos EUA.

Para saber mais sobre o programa Ciência sem Fronteira, do Governo Federal, acesse: www.cienciasemfronteiras.gov.br

Sobre o CISB

Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado pela Saab em maio de 2011 com o objetivo de implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas, como SAAB, Stora Enso e Scania, são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa. O modelo operacional do CISB é inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks Suecos, em que laboratórios de P&D de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se encontram em um ambiente propício à colaboração para a inovação. Assim como nos Science Parks Suecos, a equipe do CISB atua como facilitador e gestor dessa rede e ambiente e colaboração.

Sobre a Saab AB

A Saab atende o mercado com produtos líderes mundial, serviços e soluções que vão desde a defesa militar até a segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades de seus clientes.

Informações para a imprensa – CISB
G&A Comunicação Empresarial
Karen Almeida – 11 3037-3228 – karenalmeida@gaspar.com.br
Karen Cohen – 11 3037-3225 – karen@gaspar.com.br
Heloisa Picos – 11 3037-3226 – hpicos@gaspar.com.br

Informações para a imprensa – Saab AB