Proposta de Pesquisa elaborada pelo CISB e pela sueca KTH no setor de energia é aprovada pela CEMIG

 

O projeto prevê estudos relacionados a uma arquitetura de produção e distribuição de energia de forma descentralizada, por meio do modelo conhecido como Microgrids, que são pequenas redes independentes que operam de forma autônoma ou conectadas ao sistema de energia principal, viabilizando o uso de fontes renováveis para abastecer cidades e centros urbanos.

A Suécia é referência mundial na área de Inovação e no setor de desenvolvimento urbano e energia, pois tem aplicado há muitos anos um modelo de sucesso baseado em projetos de colaboração envolvendo a hélice tripla (Governo, Indústria e Institutos ou Universidades). Assim, essa pesquisa é um bom exemplo de colaboração internacional entre Suécia-Brasil, uma vez que seu resultado será aplicado em projetos no Brasil.

Sobre o CISB

Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado em maio de 2011 com o objetivo de implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas, como SAAB, Stora Enso e Scania, são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa. O modelo operacional do CISB é inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks Suecos,
em que laboratórios de P&D de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se encontram em um ambiente propício à colaboração para a inovação. Assim como nos Science Parks Suecos, a equipe do CISB atua como facilitador e gestor dessa rede e ambiente e colaboração.

Sobre a KTH

A KTH é a maior universidade tecnológica da Suécia, sendo responsável por um terco da pesquisa e formacão de engenheiros no país. A KTH faz parte de vários networks internacionais. No Brasil, a KTH tem cooperacão estratégica com a UFMG, USP, UNICAMP, UFRGS e UFRJ.

Informações para a imprensa
G&A Comunicação Empresarial
Karen Almeida – 11 3037-3228 – karenalmeida@gaspar.com.br
Karen Cohen – 11 3037-3225 – karen@gaspar.com.br
Heloisa Picos – 11 3037-3226 – hpicos@gaspar.com.br