CISB anuncia a criação de arenas e acordo com o CNPq durante primeiro encontro anual

O encontro acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, em São Paulo, simultaneamente ao IV Open Inovation Seminar, que tem como objetivo disseminar práticas de inovação aberta e conectar pessoas que participam desse processo.

Durante o encontro, o CISB anunciará a criação das arenas de segurança, transporte, e de um Capability Development Centre (CDC), além do acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o financiamento de bolsas de estudo na Suécia. Para finalizar, o centro também reunirá importantes atores do desenvolvimento brasileiro e sueco durante a Open Innovation Arenas & International Colaboration.

O primeiro encontro anual do CISB marca a parceria entre o Brasil e a Suécia e reunirá os participantes da hélice tripla – governo, universidade e empresas – que discutirão projetos para troca tecnológica nas áreas de atuação do centro. "O encontro está inserido dentro das ações realizadas pelo CISB para fomentar o desenvolvimento e a pesquisa no Brasil, alinhado com o que está sendo feito e implantado na Suécia. Inspiradas nos parques de ciência suecos, as arenas que o CISB está criando no encontro são locais neutros e propícios para a discussão e parceria para projetos que as empresas, juntamente com o governo e as universidades, podem desenvolver para trazer tecnologia e inovação para o Brasil", afirma Bruno Rondani, diretor executivo do CISB. Todas as arenas e a criação do CDC se realizarão no dia 24 de novembro, a partir das 14h.

Durante a arena de segurança, as organizações terão a oportunidade de consolidar projetos de colaboração dentro da segurança social. O programa tem como objetivo reforçar a habilidade de lidar com crises e aumentar possibilidades de enfrentar sérias ameaças e perturbações na sociedade. Com essa iniciativa, o CISB incentiva as organizações brasileiras a executarem planos focados no desenvolvimento do conceito, experiências, ensaios de campo, assim como métodos de sistemas futuros para maior segurança da sociedade.

Já a arena de transporte oferece um ambiente único para o desenvolvimento de projetos de colaboração nas diversas áreas do Transporte, tais como transporte de bens e pessoas, transportes urbanos e de longa distância. Na Suécia, já existem diversas organizações e instituições realizando pesquisas e projetos dentro desta arena e o objetivo, no Brasil, é identificar possíveis projetos em potencial para serem desenvolvidos em conjunto com os dois países.

A criação do Capability Development Centre é uma iniciativa nova no Brasil, inspirada na experiência Sueca e Sul-Africana, e visa implementar um CDC brasileiro capaz de suprir indústria, universidade e governo para desenvolver e demonstrar soluções para aplicações, como segurança marítima, segurança de fronteiras, proteção e preservação das reservas de petróleo e segurança em grandes eventos. "O que o CISB está propondo dentro do seu primeiro encontro anual é reunir em um ambiente próprio os atores que possam desenvolver a inovação colaborativa", afirma Bruno.

Além das arenas de segurança e transporte, o CISB também reunirá seus membros e parceiros durante a Open Innovation Arenas & International Colaboration. Nessa ocasião, agências e coordenadores locais, além de órgãos internacionais de inovação, se reunirão para formalizar o comprometimento de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil. Importantes atores nesse processo estarão presentes, como o BNDES, CAPES, CNPq, Itamaraty e ABDI, e empresas, como SAAB, Scania e Innventia, entre outros.

Cerimônia de assinatura entre CNPq e CISB

Durante o primeiro encontro anual do CISB, será anunciada a parceria entre o centro e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o co-financiamento de 100 bolsas de estudo divididas entre alunos de doutorado, pós-doutorado e pesquisadores plenos. O financiamento será oferecido pelo CNPq e pela empresa SAAB para levar esses estudantes à Suécia a fim de promover a atividade científica e tecnológica em áreas pré-determinadas. O evento de assinatura do acordo acontecerá no dia 24 de novembro, a partir das 18h30.

Nesse acordo, o CISB age como o facilitador para promover a inovação entre os países e o intercâmbio internacional de conhecimento. "O objetivo é enviar os pesquisadores para a Suécia para que eles possam aprender com os sistemas suecos e aplicar o que aprenderam no Brasil. Assim, voltarão para o País já com emprego garantido em centros de pesquisa", completa Bruno.

Sobre o CISB

Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado em maio de 2011 com o objetivo de implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. O modelo operacional do CISB é inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks Suecos, em que laboratórios de P&D de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se encontram em um ambiente propício à colaboração para a inovação. Assim como nos Science Parks Suecos, a equipe do CISB atua como facilitador e gestor dessa rede e ambiente e colaboração.

Informações para a imprensa
G&A Comunicação Empresarial
Karen Almeida – 11 3037-3228 – karenalmeida@gaspar.com.br 
Karen Cohen – 11 3037-3225 – karen@gaspar.com.br 
Heloisa Picos – 11 3037-3226 – hpicos@gaspar.com.br