As áreas de Aeronáutica e Defesa são vitrines do modelo bem-sucedido da plataforma de inovação.

Neste mês, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) completa cinco de existência – período em que se consolidou como um hub internacional de incentivo à colaboração entre Brasil e Suécia em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), gerando resultados concretos para seus membros e parceiros. No próximo dia 17, será realizado um jantar, em Brasília, para comemorar a data.

Será apresentado o portfólio de projetos de inovação que vão além do caça Gripen e que têm grande potencial de aplicação em outros setores da economia.

A aquisição dos caças Gripen foi só o começo da parceria Brasil-Suécia no setor aeronáutico e de defesa. Ambos os países caminham agora para ampliar a cooperação em inovação tecnológica, estruturando um portfólio de projetos na área, e com grande potencial de desdobramentos para outros setores da economia. O assunto vai ser objeto de discussão de um seminário em aeronáutica - A high-tech focus area for a new level of Brazilian-Swedish cooperation (http://cisb.org.br/seminaraeronautics/), que será realizado em Brasília, no dia 16 de maio.

Lançado em maio, WASP deverá ter 11 anos de duração e pretende formar 100 PhDs; programa convidará pesquisadores estrangeiros.

Mais de dez palestrantes, entre brasileiros e estrangeiros, estarão reunidos no 3º Workshop Brasileiro-Sueco em Aeronáutica e Defesa, que acontece dia 12 de novembro no parque Tecnológico de São José dos Campos. Organizado pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB), e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o workshop conta com a participação dos governos sueco e brasileiro, além de pesquisadores, representantes de universidades brasileiras e suecas, e de indústrias. 

Evento será realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). Objetivo é atrair mais indústrias e universidades para atuarem em projetos da área.

O 3º Workshop Brasileiro-Sueco em Aeronáutica e Defesa, que acontece no dia 12 de novembro no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), irá proporcionar uma visão geral das discussões estratégicas do Comitê de Coordenação Bilateral de Aeronáutica, introduzir novos programas com foco na inovação e apresentar o status dos projetos em curso. O evento é promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutico (ITA).

Aeronáutica, segurança no trânsito & veículos autônomos e desenvolvimento urbano sustentável são temas abordados na semana

O 5º Encontro Anual do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB), que acontece de 9 a 13 de novembro, com atividades em São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Curitiba (PR), pretende apresentar as iniciativas em curso e abrir espaço para diálogo em novas áreas.  O Encontro Anual contará com a participação de mais de 40 suecos, todos membros do Centro, além de vários parceiros do Brasil e da Suécia. “Já atuamos como facilitador e catalisador de projetos em aeronáutica, desenvolvimento urbano sustentável e transporte & logística; agora estamos aproximando atores com interesses comuns nas áreas de segurança de trânsito e veículos autônomos,”, afirma Alessandra Holmo, Managing Director do CISB.