Início de sucesso

Em março, o Swedish Aeronautical Research Center (SARC) realizou sua primeira iniciativa em solo brasileiro, um curso de cinco dias sobre projetos de aeronaves,  ministrado pelo engenheiro Daniel P. Raymer, e que teve um total de 25 participantes brasileiros e 25 suecos.

Doutorandos do Brasil e da Suécia nas áreas de engenharia aeronáutica, e representantes de empresas do setor de ambos países se reuniram entre os dias 18 e 22 de março em Florianópolis para participar do 5-Day Conceptual Aircraft Design Course, evento realizado SARC, em parceria com o Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologias Aeroespaciais (SC2C.Aero) e com o apoio do CISB.

O curso foi conduzido por Daniel P. Raymer,engenheiro norte-americano de projeto aeroespacial amplamente conhecido por sua especialidade nas áreas de projeto conceitual de aeronaves, engenharia de projeto e configuração e layout de aeronaves. O profissional  apresentou aos participantes uma visão geral sobre o setor aeronáutico, e apontou os principais tópicos no processo de design, para que assim, eles pudessem entender como seus próprios campos de pesquisa se encaixavam em um quadro maior,

Dan Henningson, diretor do SARC e professor na KTH Royal Institute of Technology, conta que as aulas permitiram aos alunos criar seus próprios projetos conceituais de aeronaves, que foram pessoalmente avaliados por Raymer. E apesar do evento ter acontecido durante cinco dias, em 2020 os alunos do SARC.Academyampliarão essa experiência para atividades ainda mais práticas. “Os alunos  trabalharão juntos em uma aeronave elétrica e investigarãocomo as várias opções de tecnologias de propulsão e de fluxo laminarinfluenciam no design.”, explica Henningson.

A conexão de estudantes do Brasil e da Suécia e a formação de uma nova rede são tópicos importantes que o SARC levará em consideração nos próximos eventos e cursos.