Novo associado do CISB: Suzano

O CISB tem mais um novo associado: A Suzano S.A, empresa resultante da fusão entre Suzano Papel e Celulose e Fibria. A organização já é reconhecida como líder global na produção de celulose de eucalipto, além de ser uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina.

Ambas as organizações já possuíam boas relações com instituições de pesquisa suecas. Com a diversificação de seus interesses, a nova Suzano percebeu a existência de novas oportunidades de colaboração com o ecossistema de inovação sueco, além dos players com os quais estavam interagindo, e identificou no CISB uma oportunidade de catalisar novas parcerias em diferentes áreas.

A responsável pela área de novos negócios da empresa, Gisele Fidelis, acredita que a filiação ao CISB  permitirá a identificação de novas oportunidades de parceria em Inovação, bem como de aquisição de tecnologias emergentes relacionadas a produção e aplicação de celulose, papel e produtos de biorrefinaria. “O CISB pode nos apoiar na identificação de oportunidades, na criação de conexões com players locais, bem como na exposição da Suzano ao ecossistema de inovação sueco como um parceiro em potencial”, espera.

Para além das interações com instituições do próprio setor de papel e celulose, a empresa também entende que é possível encontrar outras oportunidades no ecossistema de inovação da Suécia, como o aprendizado relacionado à inovação aberta. “Entendemos que a inovação aberta é o caminho para aceleração da inovação. Esse tipo de interação, além de catalisar projetos, sob um ponto de vista macro, nos permite vivenciar experiências de cooperação bilateral que trazem boas práticas para o Brasil.” conclui Gisele.