Participação da AEL no Programa Gripen: uma trajetória de sucesso

Em 2015, a Saab anunciou a seleção da AEL como nova fornecedora no Brasil e ambas também assinaram contrato para transferência de tecnologia. A AEL foi selecionada para fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), que serão integrados ao Gripen brasileiro, como parte do contrato do F-X2

O programa de desenvolvimento do WAD começou em janeiro de 2015 e está sendo encerrado esse ano. O novo programa de sistema aviônico para a aeronave foi planejado para durar cinco anos e inclui os trabalhos de desenvolvimento, integração e produção, a ser realizado em Porto Alegre (RS), na sede da AEL.

O WAD é um sistema inteligente com display panorâmicc em alta resolução (19x8 pol.), que permite exibir uma imagem contínua em toda a sua extensão, e é capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, touchscreen ou interfaces externas. WAD é a principal fonte de todas as informações de missão e voo no cockpit.

O HUD foi desenvolvido para coincidir com o formato do WAD (conformação delgada) e tem um amplo campo de visão para fornecer informações essenciais sobre o vôo e missão ao piloto quando estiver olhando para fora da cabine.

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E a HMD é a próxima geração da família Targo©, que permite ao piloto visualizar dados e imagens de alvos reais e virtuais, adicionando recursos que aumentam a capacidade de julgamento e consciência de situações do piloto.

Desenvolvimento do WAD

A AEL desenvolveu e produziu no Brasil três modelos protótipos de suas unidades WAD, que foram entregues em 2015, 2016 e 2018, respectivamente. Em maio de 2016, a empresa anunciou a entrega do aplicativo de Interface Homem-Máquina (IHM) para o WAD, uma versão preliminar do software que demonstra os conceitos de IHM da Saab para futuros WADs. Nesse período, ocorreu uma intensa transferência de tecnologia para a AEL, permitindo que a empresa desenvolvesse competências antes inexistentes e deixando-a em posição de liderança da tecnologia em visores panorâmicos.

Ao final de 2018, a Força Aérea Sueca aceitou a proposta da Saab de incluir as mais modernas telas de cockpit, desenvolvidas pela AEL Sistemas, nos 60 E fighters Gripen, pareando os programas Gripen sueco e brasileiro e transformando a AEL em uma dos principais fornecedores da Saab. Essa conquista superou as expectativas da Força Aérea Brasileira de aumentar a capacidade da indústria nacional, um dos grandes objetivos do Programa Gripen Brasileiro, e é fruto de intensa transferência de tecnologia e colaboração técnica entre a Saab e a AEL.