Novo associado do CISB: Blekinge Institute of Technology

O CISB tem um novo associado, a universidade sueca Blekinge Institute of Technology (BTH). “Esperamos que a afiliação ao CISB amplie e aprofunde as possibilidades de cooperação, bem como facilite o intercâmbio estudantil”, afirmou o Reitor e Diretor Internacional da BTH, professor Benny Lövström.

A BTH é focada em pesquisas no segmento de TI integrado a outras disciplinas como Engenharia, Economia Industrial, Planejamento Espacial, Design e Saúde. A universidade sueca também concentra seus investimentos em inovação para o desenvolvimento sustentável.

Desde 2013, a BTH desenvolve projetos de pesquisa na área de radares em cooperação com universidades e organizações brasileiras. Recentemente, a instituição também assinou acordos mais gerais com universidades do Brasil em pesquisas na área técnico-científica. “Alguns dos projetos estavam relacionados ao CISB e esse foi o motivo de considerarmos a filiação a entidade”, disse Lövström.

O reitor da BTH disse acreditar que a associação com o CISB e o acesso a sua rede, reuniões e eventos contribuirá para aumentar o networking da BTH e trazer parceiros interessados no desenvolvimento de novos projetos. “Hoje, nossa cooperação com Brasil tem sido principalmente na área de radares, mas temos outros grupos de pesquisa na BTH com competências e interesses que correspondem às áreas de foco do CISB”, declarou Lövström.

Segundo o reitor, o componente da cooperação bilateral agregará valor ao gerar compartilhamento das diferentes experiências e competências encontradas em ambos os países. “Na BTH, o desenvolvimento sustentável, a inovação e a cooperação com a indústria e a sociedade são partes fundamentais de estratégia e vemos esses componentes como pré-requisitos interligados para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.