Novo associado do CISB: AEL Sistemas

O CISB acaba de ganhar mais um associado da indústria: a AEL Sistemas, empresa brasileira (Porto Alegre-RS) que desenvolve sistemas eletrônicos militares e espaciais para aplicações em plataformas aéreas, marítimas e terrestres. Segundo o Diretor de Tecnologia da empresa, Marcos Arend, a afiliação tem por objetivo a busca por novas parcerias estratégicas e atividades conjuntas de P&D na área Aeroespacial e Defesa.

Participante de diversos projetos e programas da indústria espacial como o Gripen NG, o KC-390, o Guarani e o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), a AEL Sistemas é considerada um centro de excelência em tecnologia de defesa, desde 2001, e faz parte do grupo Elbit Systems.

De acordo com diretor, ao ingressar no CISB e participar de suas capacitações, a AEL busca gerar visibilidade para sua atuação e aumentar sua conexão com as iniciativas de empresas e instituições que atuam com P&D na rede do CISB.

“Já tivemos atividades de colaboração com a Saab, que levaram ao fortalecimento das capacitações da empresa no desenvolvimento de produtos aeroespaciais. Gostaríamos de ter esta colaboração com parceiros europeus estendida a outras áreas e estabelecer o envolvimento dos institutos acadêmicos, no que se refere ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. Projetos conjuntos, onde o desenvolvimento ocorre em colaboração, onde a visibilidade das capacitações leva naturalmente à otimização do uso de recursos e as soluções inovadoras”, afirmou Arend.

Segundo o executivo, a cooperação bilateral Brasil-Suécia envolvendo a academia e a indústria aumenta naturalmente a quantidade de oportunidades e a diversidade de soluções para as demandas de inovação eficiente e o desenvolvimento sustentável. “Principalmente em nichos de atividades complementares das indústrias envolvidas e de mesma área de pesquisa, envolvendo os institutos e academias dos dois países”, frisou.