PROGRAMA DE SUCESSO

Todo o trabalho desenvolvido pelo CISB - Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro - para a realização do Open Innovation Learning Week in Sweden 2018 (OILW) foi crucial para o grande sucesso da edição, que ocorreu de 5 a 9 de novembro em 4 cidades da Suécia. O programa de 2018 conseguiu formar uma ótima delegação, que uniu 20 representantes da Indústria, Academia, Institutos de Pesquisa e Governo do Brasil. Esses, por sua vez, puderam trocar experiências, conhecer o renomado ecossistema de inovação sueco, vislumbrar oportunidades de cooperação e estabelecer o primeiro contato com potenciais parceiros.

A RISE IVF AB, uma das organizações visitadas pela delegação, também estava ansiosa para conhecer mais dos brasileiros. Para Mats Werke, pesquisador em fabricação de componentes na instituição e responsável pela visita, foi muito importante conhecer altos executivos do Brasil a fim de ter a certeza de que o encontro levará à criação de novas redes de colaborações em diferentes áreas de pesquisa.

A responsável pela delegação e MD do CISB, Alessandra Holmo, declarou que a motivação desse grupo ao participar da missão na Suécia foi para conhecer a veia inovadora do País e entender como a cooperação em curso entre os países pode beneficiar suas instituições. “Encontramos vários associados e parceiros do CISB. Assistimos à diversas apresentações, debatemos sobre diferentes aspectos do ecossistema de inovação da Suécia e oportunidades de cooperação em diversas áreas. Voltamos para o Brasil com muitas conexões feitas, e o papel do CISB ao longo de 2019 será garantir a continuidade dessas relações iniciadas durante o programa”, prepara-se.

O CISB por meio da sua plataforma de inovação, já tem um trabalho bem estruturado de cooperação entre universidades, institutos de pesquisa e indústrias suecas e brasileiras e após a missão, Alessandra acredita que poderá ampliar a sua atuação com outros atores. “Estreitamos o relacionamento com diversas instituições de ambos os países e esperamos catalisar a cooperação Brasil Suécia por meio desta iniciativa”, planeja.

Com a palavra a delegação

Alguns dos 20 participantes da delegação do OILW 2018, que representam a hélice triple brasileira, contaram um pouco do que vivenciaram e aprenderam em sua visita à Suécia.
 
 

Embaixada do Brasil em Estocolmo





» Ver depoimento

William Respondovesk
Gerente do Departamento Operacional de São Paulo (DESP) - FINEP



» Ver depoimento

Gisele Fidelis Altoe
Gerente de Estratégia e Inovação da Suzano Papel e Celulose



» Ver depoimento

Leonardo Boselli da Motta
Coordenador-Geral do CGAD/DEMOB/SDCI no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC)

» Ver depoimento

Keiko Veronica Ono Fonseca
Professora Titular no curso de Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

» Ver depoimento