Laços mais fortes entre Brasil e Suécia

Pela quinta vez, CISB, CNPq e Saab AB abrem uma chamada conjunta de mobilidade para que pesquisadores brasileiros tenham a oportunidade de realizar seus projetos de pesquisas em instituições suecas parceiras da Saab AB. No total, o programa contempla 7 bolsas de pós-doutorado e até 3 bolsas de doutorado-sanduíche.

As áreas prioritárias dessa chamada incluem redes de comunicação, sistemas autônomos, engenharia aeronáutica, engenharia de materiais, propulsão e desempenho humano. Eduardo Nascimento, Project analyst do CISB, explica, porém, que projetos em outras áreas também serão analisados de acordo com a sua relevância.

O programa traz algumas novidades. A principal delas é o estímulo à continuidade da colaboração com a Suécia mesmo após o retorno do pesquisador ao Brasil, visando o fortalecimento da rede que já vem transformando a colaboração Universidade Indústria dos dois países.

“Temos visto um aumento tanto em aplicações quanto em iniciativas conectadas à troca de conhecimento entre a Suécia e o Brasil e entre universidades e pesquisadores. É sempre bom ouvir que as pessoas estão interagindo além do tempo inicial na Suécia”, opina Maria Tauberman, da Saab AB.

O projeto vem crescendo anualmente. Na primeira chamada, realizada em 2012, foram 28 projetos inscritos. Na quarta chamada, em 2015, 162 projetos foram submetidos à apreciação.

“O programa sempre teve uma excelente reputação desde o início e os participantes anteriores fizeram um trabalho maravilhoso ao promover a experiência adquirida com essa bolsa de estudos”, afirma Maria. “Estamos sempre buscando pesquisadores convidados com ambição, que querem, não apenas fazer pesquisas, mas também ter um olhar além do projeto para ver o que pode ser feito como uma continuação quando estiver concluído”, acrescenta.

Eduardo, por sua vez, explica que o CISB por meio de sua plataforma de inovação apoiará os candidatos interessados, inclusive facilitando a conexão com os supervisores de instituições suecas parceiras e da Saab AB.

Mais informações em: http://cisb.org.br/cnpq-cisb-saab/