Conferência ANPEI de Inovação 2018 reúne mais de 900 participantes em Gramado – RS

Com 35 painéis, 2 workshops, 106 cases recebidos e 16 selecionados, 26 patrocinadores, 45 apoiadores institucionais e 900 participantes de 300 empresas diferentes, a Conferência ANPEI de Inovação 2018 debateu as Novas Alavancas de Criação de Valor nos dias 15 e 16 de agosto no ExpoGramado, no Rio Grande do Sul.

Durante a Conferência foi abordado o desenvolvimento e o fortalecimento do ecossistema de inovação diante das mudanças socioeconômicas que aconteceram nos últimos anos, tendo como base quatro perspectivas: tecnológica, do cliente, da organização e do ecossistema.

De acordo com o Comitê Técnico do evento – composto por integrantes da ANPEI, especialistas do Sistema Nacional de Inovação e representantes de grandes empresas, instituições científicas e tecnológicas, consultorias e agências do governo – há um leque de desafios e oportunidades nas novas formas de criação de valor.

“Está prevista uma grande transformação na formação e no perfil dos profissionais, no ecossistema empreendedor e no ambiente das empresas devido às novas tecnologias. Novos conhecimentos e habilidades precisarão ser desenvolvidos em um curto espaço de tempo, assim como a capacidade das organizações de entender, acompanhar e se adaptar a essas mudanças. Além disso, a “voz do cliente” será mais forte do que nunca”, explicou o Comitê Técnico da Conferência ANPEI 2018.

            O primeiro dia da Conferência foi marcado pelas palestras e discussões em torno dos desafios e perspectivas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação em um universo de mudanças tecnológicas aceleradas.

O segundo dia teceu um panorama para alavancar a geração de valor nas perspectivas das organizações e do ecossistema. Pela manhã, o principal tema abordado foi compliance enquanto estratégia de diferencial e sobrevivência das empresas inovadoras. No período da tarde, houve um painel sobre as perspectivas do ecossistema, conduzido por Leonardo Garnica, Gerente de Inovação da Natura, com a participação de Gabriel Gorescu, Diretor de Pesquisa e Inovação do Grupo Solvay na América Latina, Sandro Valeri, Head de Estratégia de Inovação da Embraer, e Jorge Pacheco, Diretor do State.

A próxima Conferência ANPEI de Inovação já tem data e será realizada nos dias 25 e 26 de abril de 2019.