Mais próximos do Brasil

bol30 mat05

Os esforços do CISB em estreitar as relações entre instituições brasileiras e suecas seguem trazendo excelentes resultados. A novidade é a chegada de mais um associado do país nórdico com grande interesse em fortalecer seus laços com o Brasil. Trata-se da Linnaeus University, uma jovem universidade fundada em 2010 e que se orgulha por atrair estudantes e pesquisadores de todo o mundo.

Distribuída entre as cidades de Växjö e Kalmar, no sul da Suécia, a Linnaeus University oferece 150 programas de graduação aos mais de 34 mil alunos, distribuídos em todas as áreas do conhecimento. A instituição orgulha-se de propiciar uma infraestrutura diferenciada na área de pesquisa, os chamados Linnaeus University Centres, que oferecem ambientes de última geração.

O interesse pela proximidade com o Brasil nasceu pelo contato com Tadeu dos Santos, um estudante brasileiro que realizou um ano de seu mestrado na universidade em 2016. “Eu era o orientador de sua tese e tudo ocorreu muito bem”, recorda Andreas Linderholt, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da instituição. Outro ponto que despertou o interesse pelo país sul americano é a forte colaboração entre o Brasil e a Suécia principalmente no campo aeronáutico, onde o próprio Linderholt já atuou. “Esses fatos fizeram com que alguns departamentos da universidade e eu nos interessássemos em uma colaboração mais profunda com universidades e indústrias brasileiras. Quando o CISB nos foi apresentado, nós definitivamente quisemos nos associar”, explica.

A partir de agora, o desejo da instituição é fortalecer o intercâmbio de alunos e professores com instituições acadêmicas brasileiras a fim de enriquecer os programas de ensino. Outra meta é mais ambiciosa. “Espero que essa ação possa ser o alicerce para a colaboração em pesquisa com universidades e empresas dos dois países”, diz Linderholt, que menciona especial interesse pelas Instituições já associados ao CISB.