Arena Desenvolvimento Urbano

A Arena de Desenvolvimento Urbano foi lançada em novembro de 2012, durante o 2o encontro anual do CISB por meio de um workshop onde se iniciou a discussão do conceito de Cidades Atrativas e conexão entre atores suecos e brasileiros.

A Arena ganhou força em novembro de 2013 com a realização do2o workshop sobre Cidades Atrativas, que discutiu os desafios das cidades com relação à: eficiência energética, gestão de tráfego e mobilidade urbana. Tivemos a participação de diversos panelistas relevantes e também contamos com a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Município de Curitiba, Universidades brasileiras, o Royal Institute of Technology (KTH) da Suécia e o CISB, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na cidade de Curitiba e intensificar a cooperação entre parceiros do Brasil e da Suécia.

Transporte público com baixa emissão de dióxido de carbono (CO2), construções sustentáveis, gestão de resíduos, redução de subsídios a combustíveis fósseis (gasolina, diesel, entre outros) e estímulo ao desenvolvimento de tecnologias limpas são alguns dos fatores que compõem a construção de Cidades Sustentáveis, sendo que os benefícios desses fatores, além de impactar diretamente na qualidade de vida da população, geram economia de custos.  Nesse cenário, um consórcio de interessados suecos e brasileiros tem promovido a inovação do sistema, combinando a tecnologia da informação com redes inteligentes para desenvolver eletro-mobilidade, serviços de energia eficiente e transporte de baixa emissão de carbono voltado para o desenvolvimento urbano sustentável e criação de oportunidades de repensar o desenvolvimento das cidades. 

Conheça alguns dos workshops já realizados na Arena:

-Attractive Cities Workshop2012 and 2013
-Cyber Security Workshop2014
-Summit SMART Project2015
-Project Meeting Smart city conceptsin Curitiba 2015 and 2016
- Smart city concepts in Curitiba: innovation for sustainable mobility and energy efficiency – Final seminar 2017

A série de workshops mencionados anteriormente reuniu mais de 200 participantes que tiveram a oportunidade de se conectarem e muitos executarem um grande projeto multidisciplinar entre os dois países.

Conheça o projeto em destaque da Arena:

- Smart city concepts in Curitiba: O projeto teve como objetivo a combinação de tecnologias da informação e redes inteligentes para desenvolver serviços de eletro-mobilidade, eficiência energética e baixa emissão de carbono na cidade de Curitiba. Os parceiros envolvidos são: a Prefeitura de Curitiba, a Volvo Bus, a URBS, a Combitech, da Suécia, além de universidades dos dois países, como o Royal Institute of Technology (KTH), e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e do CISB.

Leia mais sobre o projeto em:

Newsletter November 2016
Newsletter April 2017
Página do projeto no website da KTH

Para mais informações, nos envie uma mensagem contact@cisb.org.br