Arena Aeronáutica

A Arena de Aeronáutica foi lançada em novembro de 2014 durante o 4º Encontro Anual do CISB, com o objetivo de conectar atores, discutir os principais desafios tecnológicos, criar rede de pesquisa bilateral, fomentar a criação de um portfolio de projetos e pavimentar a criação de uma agenda estratégica de cooperação em longo prazo entre os dois países no setor.

O lançamento da Arena foi acompanhado da realização do Composites & Manufacturing Workshop em São Paulo e do 1st Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics no ITA em São Jose dos Campos. Nesses workshops iniciais, os atores tiveram a oportunidade de se conhecerem e discutirem ideias para a solução dos desafios da indústria, do end-user e as possibilidades de apoio governamental para a cooperação bilateral em construção.

Para estimular a continuidade das discussões iniciadas nos workshops e a montagem de propostas de projetos bilaterais, o CISB lançou 2 editais de fomento inovadores em paralelo que resultaram em 40 missões internacionais entre pesquisadores dos dois países. A partir destas missões, mais de 50 ideias foram geradas, que evoluíram para propostas de projeto e passaram a integrar o portfólio de projetos da Arena.

O CISB como facilitador da cooperação e por meio do apoio dos seus membros e parceiros, tem desenvolvido varias ferramentas para fomentar um ambiente de colaboração entre Suécia e Brasil.

Conheça as ferramentas de matchmaking & connection que têm sido usadas na Arena e seus números:

Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics: 6 edições e 1300 participantes
Workshops em áreas temáticas: 4 no total e 230 participantes
Study Visits: 5 no total e 80 participantes
Summit - International Cooperation in Aeronautics: 2 no total e 60 participantes
Missões Internacionais (Suécia ou Brasil): 51 no total

Conheça as ferramentas de mobility que têm sido usadas na Arena e seus números:

Chamadas de Projetos conjuntos CNPq-CISB-Saab e ou Chamadas de Projetos conjuntos CISB-Saab: 5 no total, 350 aplicações e 44 projetos aprovados.
Chamadas de Projetos Estágio Sênior no Exterior: 2 no total, 14 aplicações e 6 projetos aprovados.

Para ver os resultados da parceria CNPq-CISB-Saab, acesse o artigo “Abrindo as Fronteiras do Conhecimento” abaixo.

Artigo “Abrindo as Fronteiras do Conhecimento”.

Conheça o programa Swedish Endowed Professor Chair at ITA in Honor of Peter Wallenberg Sr.:

O Programa foi inaugurado em março de 2015 e viabilizou a vinda de 4 importantes acadêmicos das respectivas universidades suecas Linköping University, Chalmers University of Technology e Royal Institute of Technology para o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). O programa contempla educação conjunta, pesquisa bilateral, apoio a agenda de pesquisa bilateral na aeronáutica e expansão da cooperação. Devido ao sucesso do programa, as atividades de pesquisa já se expandiram a outras universidades como Universidade Federal de Santa Catarina, USP São Carlos, USP São Paulo, UNICAMP e Universidade Federal do ABC.

Para conhecer os desafios do Programa Professor Chair, acesse o boletim especial abaixo:

Boletim Swedish Endowed Professor Chair at ITA”.

Os resultados obtidos do Programa até o momento foram apresentados em outubro de 2017, durante o 1st Workshop on Swedish Professor Chair Program at ITA, organizado em parceria com o ITA, o qual fez parte do 7º Encontro Anual do CISB e contou com 65 participantes. Estiveram presentes no workshop as agências de fomento FAPESP e a FAPESC, as quais dialogaram sobre a sustentabilidade e ampliação do programa.

Conheça o portfolio de projetos de P&D da Arena:

O portfólio contempla 28 projetos em aeronáutica e 5 spillovers. Dentro dos projetos, 28 instituições dos dois países são parceiras, algumas delas participando em mais de um projeto; 14 destes projetos contam com financiamento e atividades tanto no Brasil como na Suécia e 5 possuem financiamento em pelo menos um dos lados. Fazem parte do portfólio de projetos também 14 pesquisadores oriundos da Chamada de projetos conjuntos CNPq-CISB-Saab.

O portfolio de projetos da Arena tem dado um forte apoio na formação dos consórcios internacionais das chamadas bilaterais coordenadas pela agência sueca Vinnova com FINEP, SENAI ou FAPEMIG. Recentemente foram aprovados 4 projetos na Chamada FINEP-Vinnova, 3 na Chamada SENAI-Vinnova e 1 da FAPEMIG-Vinnova.

O CISB faz o acompanhamento e disseminação dos resultados do portfólio de projetos por meio de diversas ferramentas, tais como workshops, boletins e artigos especiais, além de monitoramento contínuo de oportunidades de financiamento para os projetos.

Para conhecer os projetos do portfolio, faça o download do arquivo abaixo.

Folder “Cooperation Brazil Sweden in Aeronautics”.

Para mais informações, nos envie uma mensagem contact@cisb.org.br