Arena de aeronáutica

A arena de aeronáutica teve como base um pré-estudo realizado no primeiro trimestre de 2014 que mapeou todos os atores da hélice tripla brasileira (academia, indústria e governo) no setor. Esse documento incluía históricos de projetos em P&D&I, áreas de pesquisa, parcerias público-privadas e formas de fomento oferecidas no país.

Desde então, o CISB vem promovendo iniciativas para conectar esses atores, fortalecer a interação e a troca de conhecimento entre as instituições para estabelecer parcerias de P,D&I entre o Brasil e a Suécia.

O lançamento da arena foi realizado no 1st Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics & Defence no ITA em São Jose dos Campos,conectado ao 4o encontro anual do CISB. Nesse primeiro workshop os atores tiveram a oportunidade de se conhecerem e discutirem ideias para a solução dos desafios da indústria, do end-user e as possibilidades de apoio governamental para a cooperação bilateral em construção.

Para estimular a continuidade das discussões iniciadas no workshop e a montagem de propostas de projetos bilaterais, o CISB lançou 2 editais de fomento em paralelo que resultou em 42 missões internacionais entre pesquisadores dos dois países. Como resultado destas missões, foram construídas propostas de projeto que passaram a integrar o portfólio da arena.

Em maio de 2015, o 2nd Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics & Defence apresentou um modelo de projetos colaborativos,exemplos de sucessos dos projetos iniciados em novembro de 2014.

Durante o 2o workshop também foi realizada a primeira palestra do Professor Peter Kruss da Universidade de Linkoping dentro do Programa Swedish Endowed Professors Chair, que visa instituir a permanência de professores suecos de alta relevância em pesquisa no setor aeronáutico no ITA em São Jose dos Campos, SP. O programa inclui desenvolvimento de projetos educacionais e de pesquisa para trabalhar ativamente na expansão da cooperação Brasil-Suécia com outras instituições brasileiras.

O 3rd Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics & Defence, realizado em novembro de 2015 buscou ampliar a cooperação convidando mais instituições com potencial a participarem da iniciativa, apresentou resultados e cases desenvolvidos até então e discutiu os próximos passos para fortalecer as parcerias e engajar atores relevantes dos dois países.

O 4th Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics & Defence será realizado na cidade de Linkoping na Suécia em 13 de outubro e será conectado com o congresso Aerospace Technology 2016, um dos principais eventos da indústria aeroespacial mundial, que contará com sessões técnicas voltadas para a apresentação de projetos colaborativos entre Brasil e Suécia, e outros parceiros.

Atualmente a Arena de Aeronáutica é formada por muitos parceiros e projetos. Para conhecê-los, faça download do material abaixo ou clique aqui para nos enviar uma mensagem.

» PDF Cooperation Brazil-Sweden in Aeornautics and Defence.