Arena Transporte & Logística

A Arena de Transporte e Logística foi lançada em novembro de 2011 durante o 1o encontro anual do CISB em São Paulo, por meio de uma parceria com o Lindholmen Science Park (LSP) da Suécia em um workshop para conectar atores, discutir os desafios na área e propor soluções.

A Arena ganhou força com a parceria entre o CISB e o Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (CILIP) da USP que realizou um pré-estudo em 2013 sobre os principais desafios brasileiros no setor. A partir desse estudo, o foco da Arena foi direcionado para os desafios dos portos e da logística marítima brasileira, que são áreas de competência do CILIP e possuem grande sinergia com o hub de Gotemburgo, onde está localizado o LSP e a Chalmers University of Technology.

Para intensificar as atividades da Arena, o CISB realizou um pré-estudo em 2015 para mapear pesquisadores, empresas, universidades e institutos de pesquisa que atuam na área de portos e logística marítima, além das agências e órgãos de governo do setor. Todo este conhecimento foi disseminado entre os parceiros da Arena.

Com a entrada da Volvo Cars na Arena de Transporte & Logística no final de 2014, abriu-se espaço para discussão de novos temas e oportunidades de colaboração, como combustíveis alternativos, segurança veicular e veículos autônomos.

Conheça os workshops que já foram realizados na Arena:

- Transport and Logistic Workshop 2011
- Port and Maritime Logistics Workshop 2013
- Opportunities in Maritime Logistics Workshop 2014
- Opportunities in Alternatives Biofuel Workshop 2014
- International Workshop on Green Corridors: European Experience and Brazilian Perspectives 2015
- Opportunities in Traffic Safety and Autonomous Vehicles Workshop 2015
- Workshop in Autonomous Systems 2016
- Forum on Innovation in Supply Chain 2016

A série de workshops mencionados anteriormente reuniu mais de 330 participantes do Brasil e ou da Suécia que tiveram a oportunidade de se conectarem e identificarem sinergias para o desenvolvimento de projetos.

Outra atividade constante da arena é a realização de reuniões virtuais com líderes e parceiros para continuar a discussão das ideias geradas durante os workshops e garantir a criação de projetos, além do monitoramento contínuo de oportunidades de financiamento para os projetos da área.

Conheça os dois grandes projetos da Arena:

- Green Corridors: Teve o objetivo de promover a pesquisa e a inovação no Sistema Brasileiro de Transporte Marítimo visando sua sustentabilidade e eficiência. Os parceiros do projeto foram: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (CILIP), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), Centro Universitário FEI, Universidade Federal do ABC, Lindholmen Science Park e o CISB.

- PERFORMAR Demonstrator: Teve o objetivo de contribuir para o estabelecimento de capacidades que viabilizem um sistema de navegação mais eficiente, seguro e amigável ao meio ambiente no Brasil, baseado no conceito de Gestão de Tráfego Marítimo desenvolvido na Europa. Os parceiros neste projeto foram: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Saab AB, Chalmers University of Technology, Viktoria Institute, Oceânica, Universidade Federal do ABC e o CISB.

Atualmente a Arena esta focada na divulgação do projeto europeu Sea Traffic Management para diversos atores chave no Brasil e busca viabilizar a implantação de um piloto deste nos portos brasileiros. Para isso, o CISB conta com o apoio do pesquisador Mauro Sampaio, da Centro Universitário FEI, o qual fez pós-doutorado na Chalmers University of Technology e é um grande expert na área.

Para mais informações, nos envie uma mensagem contact@cisb.org.br