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Boletim CISB - edição nº 33 - NOVEMBRO, 2018

Modelo de sucesso para desenvolver a cooperação Brasil-Suécia

Chegando ao seu quarto ano, o programa Swedish Endowed Professor Chair at ITA in the Honor of Peter Wallenberg Sr. vê o fechamento de uma importante etapa. Petter Krus, o primeiro dos professores suecos a ocupar uma das quatro cátedras abertas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), está finalizando este seu primeiro grande ciclo do Brasil em dezembro. Apesar de revelar que ainda há muito a se fazer, o pesquisador deixa para trás grandes avanços no âmbito da colaboração entre os dois países dentro do setor aeronáutico (veja mais na entrevista concedida a esta newsletter). leia mais »



Petter Krus,
Linköping University

Você considera a sua missão cumprida?
A missão nunca é cumprida, mas acho que fizemos progresso para estabelecer a colaboração sueco-brasileira. Eu acho que é importante ter algum esforço coordenado sustentado para manter e beneficiar a colaboração. Eu acho que o benefício total vem no futuro, quando os estudantes que se envolveram agora alcançarão posições de liderança nas universidades e na indústria. E será natural para eles colaborarem, uma vez que, com o tempo, terão construído uma sólida confiança e compreensão mútua. Saiba mais »



Dan Hanningson,
Royal Institute of Technology (KTH)

Você trabalha com pesquisadores brasileiros no ITA há quase dois anos. Quais são as primeiras impressões deles?
Quais foram as principais dificuldades para iniciar um trabalho acadêmico em outro país? Os professores brasileiros com quem trabalho no ITA são extremamente competentes e muito fáceis de interagir. Eles tornaram o processo de iniciar a colaboração excepcionalmente suave. Eu fiz oito visitas ao Brasil nos últimos quatro anos, no início para identificar com quem trabalhar e, depois que a cátedra começou, [passei a realizar] visitas mais organizadas para buscar projetos comuns. O processo administrativo nos dois países levou algum tempo, mas com a ajuda do CISB, que sempre foi muito útil e flexível, não houve grandes dificuldades.
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Ragnar Larsson,
Chalmers University of Technology

Um dos seus maiores desafios no Brasil é trazer o seu know-how na mecânica de materiais computacionais, uma área pouco explorada no país. Como você avalia seu trabalho até agora?
Está indo muito bem. Temos atividades em andamento no ITA na modelagem de falhas computacionais de compósitos estruturais e, na UFABC, em nanocompósitos.
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Thomas Grönstedt,
Chalmers University of Technology

Você teve um projeto aprovado pela chamada Finep-Vinnova. Você pode nos contar mais sobre ele (seus objetivos, as conquistas até agora etc.)?
O projeto é chamado INFLOPROP e é um projeto colaborativo entre ITA, Chalmers, Embraer e GKN [empresa britânica considerada a fornecedora aeroespacial líder mundial em multi-tecnologia de nível 1]. Este analisa o projeto de propulsores para aeronaves e, especialmente, como esses propulsores operariam em fluxo turbulento por camadas limites geradas ao redor da estrutura da aeronave. Estamos desenvolvendo avaliações em nível de sistema de ingestão de camada limite, bem como otimizando a geometria com base em simulações de CFD. leia mais »


 




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